Eleições 2022

E-Título por meio de aplicativo foi emitido por 440 mil cidadãos do DF

Distrito Federal possui mais de 2,2 milhões de eleitores. Destes, 447.545 emitiram o título eleitoral por meio do aplicativo

Rafaela Martins
postado em 30/08/2022 18:03 / atualizado em 30/08/2022 18:03
 (crédito: divulgação/TSE)
(crédito: divulgação/TSE)

Mais de 440 mil cidadãos emitiram o e-Título no Distrito Federal. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número corresponde a 20,31% da parcela eleitoral, levando em conta que a quantidade de eleitores na capital do país ultrapassa os 2,2 milhões.

O aplicativo, criado em 2018, é uma versão digital do título eleitoral que permite que o cidadão tenha acesso aos seguintes dados: informações pessoais, número do título, número da zona eleitoral e seção.

Para utilizar o e-Título, o eleitor deve inserir o número do CPF ou do título de eleitor, nome, nome da mãe e do pai e data de nascimento. A última versão do aplicativo inclui uma central de notificações, a foto da usuária ou usuário e a possibilidade de justificar a ausência do cidadão no mesmo dia da votação.

Mesários

Com a proximidade das eleições, um papel importante para a realização do processo eleitoral é anunciado à população com as convocações eletrônicas para servir como mesário. Este ano, o número total de pessoas para exercerem esse papel no DF é de 56.764. São 31.012 convocados. Outros 25.752 se candidataram por meio do programa Mesário Voluntário, no site Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF).

Os mesários precisam atuar no dia das eleições, participar do treinamento no dia anterior e estarem presentes em quaisquer convocações da Justiça Eleitoral referente ao pleito. Como compensação, eles têm direito a dois dias de folga em seus empregos para cada dia trabalhado.

Há, também, uma vantagem para aqueles que são servidores públicos: no caso de promoção, ter comprovadamente prestado o serviço é critério de desempate. Caso o empate persista, tem preferência quem foi mesário o maior número de vezes.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação