Conscientização

Campanha Setembro Verde estimula doação de órgãos no DF

Setembro Verde conscientiza sobre a importância do tema. Lista de espera no DF tem 1 mil pacientes. Atualmente, na capital, são realizados transplantes de coração, fígado, rins, córneas, esclera, osso, pele e medula óssea

Correio Braziliense
postado em 31/08/2022 15:02 / atualizado em 31/08/2022 15:03
 (crédito: ICDF/Divulga??o)
(crédito: ICDF/Divulga??o)

No Distrito Federal, cerca de 1 mil pacientes aguardam na lista de espera por uma doação de órgãos. Houve aumento do interesse pelo tema da doação e do transplante de órgãos nos últimos anos, mas isso ainda não é o suficiente para zerar a fila. Com isso, a campanha do Setembro Verde busca conscientizar a população sobre a importância da doação e da conversa sobre o tema com os familiares e amigos.

Somente pacientes com morte encefálica sem contraindicação formal podem ser doadores de órgãos. “Em média, somente 5% dos pacientes internados em UTIs poderão ser doadores. Enquanto isso, a fila de pacientes aguardando transplante cresce anualmente”, destaca a diretora da Central Estadual de Transplantes do Distrito Federal, Daniela Salomão.

A diretora explica que o paciente que morre fora de uma unidade hospitalar pode ser doador de córnea e ajudar alguém a voltar a enxergar. “A visão é muito importante, e para a criança mais ainda, pois compromete o rendimento escolar. Por isso, se faz tão necessário ampliar o debate sobre a importância da doação de órgãos”, aponta Daniela, acrescentando que existem pessoas de todas as idades aguardando um transplante de córnea.

Desde 2020, mais de 1,6 mil transplantes foram realizados no DF. Atualmente, são realizados transplantes de coração, fígado, rins, córneas, esclera, osso, pele e medula óssea na capital. Até junho deste ano, 375 pacientes receberam um órgão transplantado. No ano passado, foram feitos 713 transplantes e em 2020, 521.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação