Edital

Fundo Baobá tem prêmio de R$ 2,5 milhões para apoiar grupos antirracistas

As inscrições estão disponíveis até o dia 6 de setembro no site do Fundo Baobá para Equidade Racial. Grupos ou coletivos que atuem em projetos de implementação de políticas educacionais no combate ao racismo podem participar

Correio Braziliense
postado em 31/08/2022 16:48 / atualizado em 31/08/2022 16:49
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

O  Fundo Baobá vai selecionar grupos ou coletivos com atuação no desenvolvimento, aprimoramento e implementação de políticas educacionais que consigam identificar e enfrentar os casos de racismo. O edital está aberto e as inscrições vão até 6 de setembro. Com o tema “Educação e Identidades Negras: Políticas de Equidade Racial”, os interessados em participar de seleção podem ter mais informações sobre o edital clicando aqui.

De acordo com os organizadores, as iniciativas voltadas para políticas que ajudem crianças, jovens e adolescentes negros serão priorizadas na seleção. O projeto tem o apoio do Fundo Lemann e da Imaginable Futures.  

No total, 10 organizações serão selecionadas para receber o investimento de R$ 175 mil, por um ano e meio, e realizar seus projetos. As entidades escolhidas receberão suporte técnico, além de participar de jornadas formativas promovidas pelo Fundo Baobá e Comunidades de Prática realizadas pelo Fundo Lemann e pela Imaginable Futures.

As propostas que possuem vínculo partidário, com atividade de formação religiosa ou com qualquer tipo de despesa não serão contempladas. Eles dão prioridade para ideias que têm os seguintes requisitos:
Partem das regiões Norte e Nordeste;
Partem de regiões quilombolas;
Grupos liderados por pessoas LGBTQIA+;
Grupos liderados por PcD;
Propostas realizadas no sistema socioeducativo ou prisional;
Grupos que nunca foram apoiados pelo Fundo Baobá.

Criado em 2011, o Fundo Baobá é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo mobilizar pessoas e recursos, no Brasil e no mundo, para apoiar projetos e ações que lutam pela igualdade racial da população negra. Eles são os primeiros e únicos fundos que se dedicam, exclusivamente, a essa causa.

 

Com apoio do Fundo Lemann e da Imaginable Futures, o

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação