ELEIÇÕES 2022

Ipec: Flávia Arruda perde 5 pontos, mas lidera disputa ao Senado com 31%

Damares Alves aparece em segundo lugar, somando 16% das intenções de voto de acordo com a pesquisa divulgada nesta terça-feira (30/8)

A segunda rodada da pesquisa Ipec, divulgada nesta terça-feira (30/8), revela que Flávia Arruda (PL) continua na liderança da disputa ao Senado Federal pelo DF, com 31% das intenções de voto. No entanto, a marca é cinco pontos menor do que a atingida no primeiro levantamento feito pela empresa, em 15 de agosto, quando Flávia tinha 36% da preferência do eleitorado.

Damares Alves, candidata pelo Republicanos, manteve a segunda posição na corrida eleitoral e cresceu 1% em relação à primeira pesquisa: agora, tem 16% das intenções de voto, ante a marca de 15% atingida em 15 de agosto.

A pesquisa, encomendada pela Rede Globo, ouviu 1,2 mil pessoas entre sábado (27/8) e segunda-feira (29/8). Ela está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número DF-03235/2022, tem nível de confiança de 95% e margem de erro de três pontos percentuais para mais e para menos.

O levantamento mostrou aos entrevistados os nomes dos postulantes do Senado, dos quais apenas um sairá vitorioso e ocupará uma cadeira no Congresso. Depois de Flávia e Damares, os demais candidatos estão todos tecnicamente empatados, devido à margem de erro de três pontos percentuais.

Rosilene Corrêa (PT) atingiu 5% das intenções de voto e aparece em terceiro lugar na corrida, mas a margem de erro a equipara a Joe Valle (PDT), com 3%, Tenente Cel. Sousa Júnior (DC), também com 3%, e Dr. Carlos Rodrigues (PSD), com 2%.

Saiba Mais

O mesmo ocorre com Elcimara Souza (PSTU), Hélio José (Pros) e Pedro Ivo Mandato Coletivo (Rede), que registraram 1% mas, com a margem de erro, estão equivalentes aos demais concorrentes, exceto Flávia Arruda e Damares Alves.

Os postulantes Dr. Carlos Rodrigues e Pedro Ivo Mandato Coletivo tiveram alterações nas intenções de voto: o primeiro subiu um ponto percentual; já o segundo diminuiu um ponto. Brancos e nulos passaram de 23% no levantamento anterior para 18%. O montante de eleitores que não sabem em quem vão votar cresceu no limite da margem de erro: saíram de 17% para 20%.

Marcelo Hipólito (PTB) e Expedito Mendonça (PCO) tiveram menos de 1% das intenções de voto. Joe Valle (PDT), Tenente Cel. Sousa Júnior (Democracia Cristã) e Hélio José (Pros) apareceram pela primeira vez na pesquisa, já que no levantamento anterior ainda não tinham registrado as candidaturas no TSE.

Saiba Mais