Previsão do tempo

Baixa umidade preocupa em mais um domingo quente no DF

Meteorologistas apontam que umidade deve bater a casa dos 15%, com risco de baixar 12%, situação inédita em 2022

Pedro Ibarra
postado em 04/09/2022 11:24
 (crédito: Pedro Marra/CB/D.A Press)
(crédito: Pedro Marra/CB/D.A Press)

A maioria das últimas previsões do tempo em Brasília têm sido bem parecidas: o dia será quente e seco. Neste domingo (4/9) não será diferente. A previsão é de que o tempo permaneça da mesma forma. Porém, há um alerta a mais. A umidade deve cair para a casa dos 15%, uma das menores medições de 2022, com risco de ser a menor caso diminua abaixo dos 12%.

Nesta época do ano é normal que a umidade seja baixa. No entanto, não é porque é rotina que o fato não deve ser tratado com atenção. Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Olivio Bahia, a umidade abaixo dos 12% motiva o alerta vermelho do instituto, indicando máxima atenção com a situação.

A seca se soma a um forte calor. O céu permanecerá o dia inteiro sem nuvens com incidência alta de sol, que se aproxima do hemisfério sul com a chegada da primavera. As temperaturas podem chegar à casa dos 32 °C, com sensação de calor agravada pela seca que já castiga a capital desde o início da manhã, com medições de 25% de umidade já por volta das 8h.

Dessa forma, as indicações continuam as mesmas de outros dias secos. Buscar se hidratar ao máximo, evitar exercícios físicos das 10h às 16h, passar protetor solar e tomar cuidado com incêndios, afinal, com a vegetação seca, qualquer fagulha pode ser o início de uma tragédia ambiental.

Bahia ainda indica cuidados à noite, já que a umidade se estabilizará baixa durante todos os períodos do dia. “Se possível, dormir com umidificador ou toalha umedecida dentro do quarto, tudo para melhorar o desconforto da secura”, indica. “Da forma como está, pode ser que no outro dia de manhã a toalha esteja seca”, alerta o especialista que, no entanto, tranquiliza a população sobre o calor durante a noite. A previsão é de tempo ameno, batendo 10 ou 11°C.

120 dias e contando…

A capital alcançou neste domingo a impressionante marca de 120 dias sem chuvas satisfatórias. Regiões como o Gama batem 110. Ainda assim, não há uma previsão de que a situação possa melhorar em um futuro próximo. Para a semana que vem, a tendência é o tempo permanecer estável da forma como está. De acordo com Olivio Bahia, a única grande diferença é que não se espera tanto calor, com máximas de 29°C somadas à umidade ainda baixa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação