Eleições 2022

Cinco candidatos ao GDF assinam manifesto em defesa das águas do DF

Keka Bagno (PSol), Leandro Grass (PV), Lucas Salles (DC), Renan Arruda (PCO) e Robson da Silva (PSTU) estiveram juntos no Paranoá, neste domingo (4/9), em agenda ambiental

Ana Isabel Mansur
postado em 04/09/2022 19:45
Fórum de Defesa das Águas -  (crédito: Lucia Mendes/Fórum de Defesa das Águas)
Fórum de Defesa das Águas - (crédito: Lucia Mendes/Fórum de Defesa das Águas)

O primeiro fim de semana de setembro uniu adversários políticos em torno de uma pauta comum: a preservação do meio ambiente. Na manhã deste domingo (4/9), cinco candidatos ao Governo do Distrito Federal participaram do Ato em Defesa das Águas do DF, no Núcleo Rural Tamanduá, no Paranoá.

Keka Bagno (PSol), Leandro Grass (PV), Lucas Salles (DC), Renan Arruda (PCO) e Robson da Silva (PSTU) sentaram à mesma mesa para discutir propostas sobre preservação de nascentes, combate à grilagem e regularização de terras. Eles assinaram, ao fim do encontro, o Manifesto pela Preservação das Águas e pelo Futuro do Distrito Federal e foram batizados com as águas da Serrinha, Lago Oeste e Águas Emendadas.

O evento foi organizado pelo Fórum de Defesa das Águas, formado por 58 entidades ambientalistas, associações de moradores, organizações da sociedade civil, produtores rurais, instituições de pesquisa e ensino, entre outras. Também estiveram presentes nomes que buscam uma vaga no Legislativo, como Raissa Rossiter (PSB), candidata a deputada distrital, e Erika Kokay (PT), que tenta se reeleger para a Câmara dos Deputados.

Reunião

O fórum nasceu do primeiro encontro entre a organização Preserva Serrinha, a Associação de Moradores do Lago Norte e de Produtores do Lago Oeste e Águas Emendadas.

O manifesto assinado propõe um novo pacto entre Estado e sociedade. "É urgente que tenhamos ações incisivas para a proteção dos mananciais e corpos d’água; decisões sobre investimento público em infraestrutura hídrica, no lugar de obras de expansão urbana e rodoviária que ameaçam nascentes e áreas de recarga aquífera; o trabalho de preservação da qualidade da água potável por meio de melhorias nos sistemas de fornecimento, reutilização e tratamento das águas; preservação, conservação e restauração do cerrado na urgente regularização das áreas produtoras de água e combate ao parcelamento irregular e à grilagem", afirma o texto.

O documento continua: "Existem no Distrito Federal diversas áreas com características rurais inseridas em zona urbana, produtoras de água e alimentos orgânicos, que precisam ser preservadas e cuidadas, para que o futuro da cidade não seja comprometido. A regularização no curto prazo das terras rurais, periurbanas e urbanas é necessária para consolidar sua vocação para produção de água."

Outras agendas

Poucas horas depois do evento no Paranoá, Leandro Grass e Renan Arruda foram a encontro de apoiadores do ex-presidente Lula (PT), candidato ao Palácio do Planalto, no Eixão Norte. Lucas Salles foi à Festa do Morango, em Brazlândia, e Keka Bagno visitou o Eixo Cultural Ibero-Americano e a Funarte, no Eixo Monumental.

O senador Izalci Lucas (PSDB) esteve em São Sebastião, Sol Nascente e Pôr do Sol e Guará. Candidato à reeleição, Ibaneis Rocha (MDB) reuniu-se com lideranças da Estrutural e marcou presença no Cruzeiro. A senadora Leila do Vôlei (PDT) foi ao Ginásio da Guariroba, em Ceilândia. O empresário Paulo Octávio (PSD) encontrou-se com líderes e pastores evangélicos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação