BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA

Após dois anos sem desfile, multidão celebra 7 de Setembro na Esplanada

Tradicional desfile da Independência do Brasil foi suspenso por dois anos por causa da pandemia de covid-19. Cidadãos de várias cidades do país estiveram presentes

Pedro Marra
Arthur de Souza
Aline Gouveia
postado em 07/09/2022 15:02 / atualizado em 07/09/2022 15:51
 (crédito: Pedro marra/CB/D.A Press)
(crédito: Pedro marra/CB/D.A Press)

Após dois anos sem o tradicional desfile em comemoração à Independência do Brasil, pessoas de várias cidades do país foram à Esplanada dos Ministérios nesta quarta-feira (7/9). A cerimônia contou também com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. O empresário Luiz Eduardo Portal, 38 anos, veio de Goiânia com a família e avaliou o desfile como "o mais bonito de todos os tempos".

  • Fernando Oliveira e amigos foram fantasiados para o desfile Carlos Vieira/CB/D.A Press

Para Luiz Eduardo, vir à capital no 7 de setembro é um dever cívico. "O desfile foi uma demonstração da força que é o Brasil, hoje, no momento muito ímpar que a gente vive no país. O evento como um todo foi muito especial para todos nós. O ambiente foi super familiar e gostoso", disse.

Crianças formaram fila para tirar fotos com os militares. Moradora do Recanto das Emas, Letícia Lima, 32 anos, levou a filha Júlia Sabrine, 14, e o afilhado Kleverson, 9, para tirar uma foto no caminhão do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). A intenção foi curtir um momento em família neste feriado da Independência do Brasil. "Vim mostrar a importância de ser patriota e de respeitar o nosso país", comenta.

 

 Kleverson, de 9 anos
Kleverson, de 9 anos (foto: Pedro Marra/CB/D.A Press)

Núbia Gonçalves, 35 anos, mora na Estrutural e foi ao desfile com a família. Junto ao marido, a autônoma tem o costume e assistiu a cerimônia presencialmente em anos anteriores. No entanto, essa é a primeira vez que os filhos do casal participam na Esplanada. Núbia conta a mensagem que ela transmite a Heitor dos Reis, 6 anos, e Ane Gabriely Gonçalves, 17, é a de esperança e luta.

 

Núbia Gonçalves, 35 anos, autônoma e moradores da Estrutural. Ismael da Rocha, 50 anos. Heitor dos Reis, 6 anos. Ane Gabriely Gonçalves, 17 anos
Núbia Gonçalves, 35 anos, autônoma e moradores da Estrutural. Ismael da Rocha, 50 anos. Heitor dos Reis, 6 anos. Ane Gabriely Gonçalves, 17 anos (foto: Pedro marra/CB/D.A Press)

"Tem que acreditar no nosso país, ter amor e respeito à nossa bandeira e, através de muito trabalho é que a gente vai colocar no país para a frente. O importante é saber, é escolher e cobrar", afirma Núbia.

A comerciante Ilma Domingues da Silva, 57, lembra que desde criança ela frequenta o desfile. "Eu trago a minha família. Desde criança a minha mãe me trazia. Agora eu trouxe os filhos e tô trazendo os netos. Eu me sinto brasileira, amo o Brasil", diz.

  • Revista do público que chega para o desfile de 7 de Setembro é rápida. Mulher teve que deixar desodorante spray Pedro Marra/CB/D.A Press
  • Pessoas sobem em árvores para conseguir assistir ao desfile de 7 de Setembro na Esplanada Victor Correia/ CB
  • Manifestantes pró-Bolsonaro posam ao lado de policiais militares durante 7 de Setembro Pedro Marra/ CB
  • Homem tenta acessar as arquibancadas pelos ferros para assistir ao desfile de 7 de Setembro Samuel Calado/ CB
  • Bolsonaro caminha na Esplanada antes do 7 de Setembro Samuel Calado/CB/D.A.Press
  • Manifestante pró-Bolsonaro foram à Esplanada usando verde e amarelo para acompanhar o desfile de 7 de Setembro Carlos Vieira/ CB
  • Público é revistado na Esplanada para ter acesso a área do desfile Pedro Marra/ CB
  • Público assiste ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e a primeira-dama Michelle Bolsonaro pelo telão na Esplanada Ed Alves/ CB
  • Público se concentra nas arquibancadas da Esplanada para assistir ao desfile Samuel Calado/ CB
  • atiradores de elite na Esplanada Ed Alves/ CB
  • 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios Raphael Felice/CB/D.A Press
  • Concentração do público na Esplanada para desfile de 7 de Setembro Carlos Vieira/ CB

Para Katia de Carvalho, moradora do Riacho Fundo 2, o 7 de setembro possui uma representação forte para o país. Por isso, ela e o marido, Jonathan do Vale, consideram importante levar o filho. "Ele vai ser apaixonado pelo país e gostar do Brasil", disse. "A gente vem pelo desfile. Preferimos usar azul para não demonstrar apoio político. Infelizmente, o verde e amarelo está associado à política", afirmou o casal.

Jonathan do Vale, 33. Katia de Carvalho Cavalcanti  e Matheus de Carvalho Cavalcanti Flor, 5
Jonathan do Vale, 33. Katia de Carvalho Cavalcanti e Matheus de Carvalho Cavalcanti Flor, 5 (foto: Samuel Calado/CB/D.A Press)

Após percorrerem 900km, as amigas Margareth Micciato e Elizabeth Ramos também acompanharam o desfile. Elas vieram de Pirassununga, no interior de São Paulo, e declararam que a presença na cerimônia "vem do coração".

 

As amigas de Pirassununga, interior de São Paulo, Margareth Micciato, 63 anos, e Elizabeth Ramos, 61, tiraram foto com dois PMs. Elas viajaram 900 quilômetros de carro para acompanhar o desfile de 7 de setembro
As amigas de Pirassununga, interior de São Paulo, Margareth Micciato, 63 anos, e Elizabeth Ramos, 61, tiraram foto com dois PMs. Elas viajaram 900 quilômetros de carro para acompanhar o desfile de 7 de setembro (foto: Pedro Marra/CB/D.A Press)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação