Fogo

Equipes entram no quarto dia de combate a incêndio do Parque Nacional

ICMBio mobiliza brigadistas e o Corpo de Bombeiros destina, na manhã desta quinta-feira (8/9), cerca de 40 militares ao combate aos focos. Aeronave da corporação sobrevoa o local para identificar pontos atingidos pelas chamas

Correio Braziliense
postado em 08/09/2022 10:26 / atualizado em 08/09/2022 10:29
 (crédito: CBMDF/Divulgação)
(crédito: CBMDF/Divulgação)

As equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) entram no quarto dia de combate às chamas que atingem o Parque Nacional de Brasília. Os bombeiros destinaram, nesta quinta-feira (8/9), duas equipes para atuarem no local. O fogo já atingiu, segundo levantamento do próprio ICMBio obtido através de imagens de satélites, 2.052 hectares.

“Será realizado agora, pela manhã, sobrevoo para verificar a extensão da área e dimensão do incêndio. Temos 40 militares já mobilizados para combate”, informou, em nota, o CBMDF. As chamas estão controladas, mas os grupos atuam na correta extinção de focos de calor.

Coordenador de prevenção e combate a incêndio do ICMBio, João Morita explica que na situação atual, o fogo não ganha mais terreno. “Estamos monitorando a área apagada, porque está muito quente e seco, e tem a possibilidade de alguma brasa iniciar alguma nova chama. Por isso, estamos em vigilância”, destaca.

Apesar do incêndio ter entrado no quarto dia de impacto no Parque Nacional de Brasília, João avalia que a recuperação será rápida. “Dificilmente muitos animais morrem, não encontramos, por exemplo, nenhum de grande porte. O parque tem mais de 40 mil hectares, e a área atingida foi de 2 mil. Então ainda tem outras regiões de alimentação para os animais e refúgio. A questão é não deixar outros incêndios atingirem o mesmo local nos próximos dias. E também conscientizar a população para que não utilize fogo nesta época do ano”, destacou.

Combate no dia da independência

Durante a quarta-feira (7/9), o Corpo de Bombeiros mobilizou 30 militares no começo da manhã e cinco viaturas. O quantitativo da corporação foi aumentando ao longo do dia e chegou a 50 durante a tarde, com 11 viaturas e o helicóptero do CBMDF, além de 40 brigadistas florestais.

Como ajudar

Devido ao período de baixa umidade, a recomendação é que a população não ateie fogo em lixo e tome cuidado no descarte de bitucas de cigarro, por exemplo. Em casos de incêndio, é necessário comunicar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer tipo de telefone.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação