Eleições 2022

Desembargadores do TRE-DF mantêm candidatura de Izalci Lucas ao GDF

Senador tinha um pedido inelegibilidade contra a candidatura a governador do Distrito Federal. Pedido, no entanto, foi negado pelo TRE-DF, que deferiu a candidatura do tucano

Pablo Giovanni*
postado em 09/09/2022 18:57 / atualizado em 09/09/2022 20:13
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)

Os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) julgaram improcedente o pedido de inelegibilidade feito por um advogado contra o senador e candidato ao Buriti, Izalci Lucas (PSDB). O pedido era embasado na liminar derrubada no Superior Tribunal de Justiça (STJ), sobre a condenação do tucano por peculato. A relatora do caso, desembargadora eleitoral Nilsoni de Freitas Custódio, deu sinal verde a Izalci, por entender que a condenação não teria efeitos para torná-lo inelegível para o pleito eleitoral.

O voto foi acompanhado por todos os desembargadores do TRE, incluindo o presidente Roberval Belinati. O pedido foi encaminhado no mesmo dia em que o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) conseguiu derrubar a liminar na Quinta Turma do STJ que suspendia a condenação do senador.

De acordo com o processo, enquanto ocupava o cargo de secretário de Ciência e Tecnologia do governo de José Roberto Arruda (PL), Izalci teria usado, em benefício de seu comitê eleitoral, computadores doados pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Entenda o caso

Na terça-feira (6/9), foi derrubada a liminar que suspendia a condenação do senador. O Ministério Pùblico Eleitoral (MPE-DF), em 23 de agosto, chegou a apresentar parecer favorável à candidatura do tucano — data-limite para a apresentação de impugnações. À época, o senador não tinha irregularidades em sua candidatura.

Depois de ter sido condenado, em maio, em segunda instância, Izalci Lucas recorreu ao STJ, que determinou a suspensão dos efeitos do acórdão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Ao solicitar a suspensão da condenação, a defesa do senador alegou que a Justiça comum usurpou da competência da Justiça Eleitoral para julgar o caso dele e, por isso, a decisão não teria efeito. O habeas corpus foi aceito pelo ministro do STJ Joel Ilan Paciornik, em julho. Os efeitos da condenação foram suspensos, dando carta verde para que o tucano fosse candidato a qualquer cargo nas eleições. Agora, com o deferimento no TRE, o senador pode seguir na corrida ao GDF.

Izalci Lucas

Em nota, o senador e candidato ao GDF comemorou a decisão do TRE-DF, que "põe fim as especulações e a tentativas de adversários de me tirar da disputa pelo GDF". " Tentaram de todas as formas impedir que eu fosse candidato porque temem minha candidatura e a vitória próxima. Não conseguiram", disse. "Não me dobrei, jamais desisti. Com a Justiça Eleitoral confirmando a candidatura vou renovar as energias para ir às ruas e pedir o voto da população", completou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação