Previsão do tempo

Com 34°C, DF registra dia mais quente do ano; umidade ficou em 12%

Devido à baixa umidade, o Inmet emitiu um alerta vermelho para o risco elevado de incêndios e doenças respiratórias no período. Segundo o instituto, o calor e a secura devem continuar ao longo da semana

Júlia Eleutério
postado em 12/09/2022 10:33 / atualizado em 12/09/2022 10:34
 (crédito: LOUISA GOULIAMAKI / AFP)
(crédito: LOUISA GOULIAMAKI / AFP)

Os brasilienses sentiram na pele o calor e a secura do domingo (11/9). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), este foi o dia mais quente do ano. O recorde foi nas regiões de Águas Emendadas e do Plano Piloto, onde a temperatura máxima foi de 34°C e 32,5°C, respectivamente. A umidade relativa do ar ficou em 12% na parte da tarde.

Antes, os maiores valores foram marcados em 8 de agosto, com 31,5°C na região central da capital, e sábado, com 33,1°C também em Águas Emendadas. A meteorologista do Inmet destaca que o tempo não deve mudar nos próximos dias. “Ainda será uma semana bem quente e abafada”, afirma. “No final de semana volta a subir de novo e a gente pode ter novos recordes”, avalia Naiane, destacando o predomínio da massa de ar seco no DF.

Com os termômetros elevados e a queda na umidade, o instituto emitiu um alerta vermelho na tarde deste domingo (11/9), válido até o fim da tarde, indicando grande risco de incêndios florestais e à saúde.

Cuidados com a umidade baixa:

Devido à baixa umidade, a Defesa Civil alerta para alguns cuidados necessários para esse período de seca. Confira:

  • Manter uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco, etc). Sugerimos portar sempre que possível uma garrafa para reposição de líquidos.
  • Umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico.
  • Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento.
  • Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa.
  • Manter a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas.
  • Dar especial atenção às crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias.
  • Reduzir ou suspender, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia.
  • Dar preferência a refeições leves.
  • Usar roupas leves, chapéu ou boné.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação