Previsão do tempo

Quinta-feira (8/9) é de temperatura amena e poucas nuvens na capital

A mínima registrada pela manhã foi de 15°C no Plano Piloto. A máxima pode chegar aos 29°C pela tarde

Carlos Silva*
postado em 08/09/2022 09:07 / atualizado em 08/09/2022 09:07
 (crédito: Ed Alves/CB/DA Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA Press)


Há 124 dias sem chuva, o Distrito Federal tem quinta-feira (8/9) marcada por temperatura amena, com clima seco e de poucas nuvens. A mínima registrada pela manhã foi de 15°C no Plano Piloto. A máxima pode chegar aos 29°C pela tarde, de acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Com rajadas moderadas de vento (9km/h), a sensação térmica fica próxima dos 14°C pela manhã. A umidade relativa do ar teve máxima de 80% pela manhã, mas pode ficar em torno dos 20% nos períodos mais quentes do dia.

*Estagiário sob a supervisão de Vinicius Nader

Essas condições climáticas tendem a se manter durante o fim de semana. De acordo com o meteorologista do Inmet Heráclio Alves. “Isso é normal para o período. No mês de setembro é comum termos presença de massa de ar seco e poucas nuvens. Porém, não há previsão de chuvas para os próximos dias”, avalia.

Baixa umidade
Subsequentes baixos índices de umidade têm preocupado órgãos de segurança civil na capital. Com isso, uma lista de cuidados foi emitida pela Defesa Civil para que os cidadãos não sejam prejudicados pelos efeitos trazidos pela baixa umidade. Confira:

  • Manter uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco, etc). Sugerimos portar sempre que possível uma garrafa para reposição de líquidos.
  • Umidecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico.
  • Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento.
  • Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa.
  • Manter a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas.
  • Dar especial atenção à crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias.
  • Reduzir ou suspender, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quente do dia.
  • Dar preferência a refeições leves.
  • Usar roupas leves, chapéu ou boné.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação