Justiça

Processo contra ex-secretários do DF é enviado à Justiça Federal

Defesa dos ex-secretários de Saúde do DF alegam falta de competência do TJDFT para julgar o caso, que foi encaminhado para a Justiça Federal. Os dois ex-gestores são Rafael Barbosa e Elias Miziara

Pablo Giovanni*
postado em 16/09/2022 17:51 / atualizado em 16/09/2022 18:12
Ex-secretários de Saúde tiveram processo enviado para a Justiça Federal -  (crédito: Adauto Cruz/CB/D.A Press)
Ex-secretários de Saúde tiveram processo enviado para a Justiça Federal - (crédito: Adauto Cruz/CB/D.A Press)

O juiz Fernando Brandini Barbagalo, da 7° Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), encaminhou o processo dos ex-secretários de Saúde do DF Rafael Barbosa e Elias Miziara e de mais nove pessoas, para a Justiça Federal. Eles são réus por crimes de associação criminosa, peculato e fraude em licitação e admissão de vantagem na saúde pública do DF durante a gestão do ex-governador Agnelo Queiroz (PT), após a deflagração da operação Conteiner, em abril de 2019.

A operação, desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPDFT), aponta irregularidades em processos de contratação da empresa Metalúrgica Valença, entre 2009 e 2013. A empresa, contratada pela SES-DF, seria responsável pela entrega de materiais, montagem de UPAs e de estabelecimentos semelhantes e, ao todo, foram firmados quatro contratos. Para o MPDFT, os contratos tinham intenção apenas de “chancelar negociatas criminosas” entre funcionários públicos e empresários.

No decorrer das investigações, o MP descobriu que o esquema criminoso era capitaneado pelo ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (sem partido), e que se estendeu ao DF e para outras unidades da federação por meio da venda de atas de registro de preços da secretaria de Saúde do estado fluminense. No DF, essas atas teriam sido adotadas pela SES-DF com sobrepreço nos valores.

A apuração do MPDFT ainda aponta que todo o arranjo foi trazido para a capital federal para que a empresa responsável pela montagem das UPAs fosse contratada no DF. Parte desses desvios foi concluída em uma operação de novembro de 2018, deflagrada pelo Gaeco, chamada de “Operação Conexão Brasília”, que teve os dois ex-secretários Rafael Barbosa e Elias Miziara presos.

O processo foi encaminhado para a distribuição na Justiça Federal, e foi sorteado que a 10ª Vara Federal ficará responsável pelo caso, mesmo após a defesa dos reús ter pedido absolvição dos acusados por falta de elementos que possam indicar algum crime. 

Incompetência ao julgar

Para a defesa dos réus, houve incompetência da 1° Vara Criminal ao julgar o processo. Os representantes dos acusados disseram que os desembargadores teriam estabelecido relação entre a Operação Container e Operação Conexão Brasília, de novembro de 2018. O MPDFT também apontou ser necessário o encaminhamento do caso para a Justiça Federal, por entender que o processo envolve repasses de verbas da União.

Na operação de novembro, desencadeada também pelo Gaeco, aponta que Rafael Barbosa e Elias Miziara também estavam envolvidos em um esquema com o ex-governador do RJ, na assinatura de contrato com empresas fornecedoras de próteses e órteses que participavam do esquema na capital fluminense. Ao todo, foram emitidos 12 mandados de prisão, e busca e apreensão em 43 endereços no RJ, Brasília e São Paulo.

Este operação, assim como a de Conteiner, aponta que a SES-DF também aderiu a uma ata de registros de preços da SES-RJ, e que estariam com sobrepreço nos valores.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação