Justiça

Ibaneis obtém liminar que suspende propaganda eleitoral de Leandro Grass

Campanha de Ibaneis Rocha (MDB) afirma que a propaganda eleitoral gratuita veiculada na televisão na campanha de Leandro Grass (PV) "ofende a honra" do candidato à reeleição. TRE-DF determinou a suspensão imediata do vídeo

Correio Braziliense
postado em 17/09/2022 00:09 / atualizado em 17/09/2022 00:10
Decisão avalia que propaganda fere a honra de Ibaneis -  (crédito: Antônio Cunha/Esp.CB/D.A Press)
Decisão avalia que propaganda fere a honra de Ibaneis - (crédito: Antônio Cunha/Esp.CB/D.A Press)

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) determinou, em caráter liminar, que o candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF) Leandro Grass (PV), retire do ar imediatamente uma propaganda que, pelo entendimento da Corte, difama o concorrente e atual governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB).

O desembargador Fabrício Fontoura Bezerra ressalta que, embora a Constituição Federal garanta o direito à informação, a expressão do livre pensamento e vede a censura, a presunção de inocência também é garantida.

“Percebe-se com a análise do texto veiculado, pelo menos nesta fase incipiente, possível excesso no direito à informação, o que deve ser rechaçado. Acrescenta-se que independentemente da eventual investigação de fraude envolvendo as pessoas mencionadas no referido vídeo, enquanto não há trânsito em julgado da sentença penal condenatória, o acusado é tido como inocente, princípio que deve ser observado, inclusive no âmbito da propaganda eleitoral", detalha a decisão.

Segundo a determinação judicial, Leandro Grass deve providenciar a retirada imediata da propaganda, sob pena de incorrer em multa diária de R$ 10 mil reais, no caso de descumprimento. Cabe recurso.

No vídeo, a campanha de Leandro Grass (PV) insinua supostas fraudes do governo Ibaneis Rocha (MDB).

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação