TEMPO

Vídeos: diversas regiões do DF registram chuvas neste domingo (18/9)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de precipitações intensas para toda a capital. Ontem (17/9), ventos fortes deixaram estragos em Samambaia

Giovanna Fischborn
postado em 18/09/2022 20:37 / atualizado em 18/09/2022 20:45
 (crédito: Andre Baioff)
(crédito: Andre Baioff)

Desde quinta-feira (15/9), a chuva vem trazendo alívio ao tempo seco e quente, que já completava 131 dias no Distrito Federal. A exemplo do que aconteceu ontem (17/9), várias regiões voltaram a registrar precipitações. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas que vai até as 22h deste domingo (18/9). A umidade chegou a 95% no Paranoá, e 90% no Plano Piloto, no período da manhã.


De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, a previsão para a semana é de céu nublado e pancadas de chuvas por toda a capital, principalmente, no fim da tarde e à noite. "A tendência, com a chegada da primavera (22 de setembro), é que as temperaturas deem uma amenizada, com mínimas mais baixas do que as dos últimos dias", afirma.


Ventania em Samambaia

Na tarde de ontem (17/9), ventos fortes arrastaram diversos objetos pela rua nas quadras 401 e 403 de Samambaia Norte. A especialista explica que o contraste entre as altas temperaturas e o tempo seco causou um redemoinho e, por tocar o solo, o fenômeno foi considerado pelo Inmet como um tornado de intensidade fraca.


Ainda segundo Andrea, até a próxima quarta-feira (21/9), rajadas podem chegar a 40km/h. Mas, com as mínimas mais amenas, os ventos devem perder a intensidade. "Com maior estabilidade, menores são as chances de novas ocorrências desse tipo", acrescenta.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação