Futebol

Vini Jr. cala racistas e baila ao lado de Rodrygo em comemoração de gol

Apesar de ter feito pronunciamento em vídeo falando sobre as falas racistas contra ele, Vini e Rodrygo deram também uma resposta em campo após o primeiro gol do Real Madrid contra o Atlético de Madrid neste domingo

Talita de Souza
Camilla Germano
postado em 18/09/2022 18:44 / atualizado em 18/09/2022 18:49
 (crédito: Reprodução/Twitter @realmadrid)
(crédito: Reprodução/Twitter @realmadrid)

Três dias após ser alvo de uma fala racista do comentarista Pedro Bravo, ao programa El Chiringuito de Jugones da Espanha, em que ele pede para que Vinícius Júnior — jogador brasileiro do Real Madrid —parasse de “fazer macaquice” em suas comemorações de gols, Vini e o companheiro brasileiro de time Rodrygo responderam a ofensa em campo, durante uma celebração do primeiro gol da partida contra o Atlético de Madri neste domingo (18/9).

Pedro comentava a fala do volante do Atlético de Madrid, Koke, que afirmou que teria confusão em campo se o brasileiro comemora gols com dança durante o jogo clássico deste domingo, uma vez que a partida entre Real e Atlético é de rivalidade imensa. Pedro afirmou que a dança é “uma falta de respeito” e falou que o jogador deveria deixar “de fazer macaquice”.

Após a repercussão da fala, muitos saíram em defesa de Vini nas redes sociais incluindo Pelé e Neymar. A hashtag "Baila Vini" ocupou os termos mais comentados do Twitter. Em nota, o Real Madrid saiu em defesa de Vini e disse que irá tomar as medidas legais. 

Sobre o caso, Vinicius publicou um vídeo em que afirma que foi vítima de xenofobia e de racismo, mas que as ofensas não começaram agora, mas sim desde quando começou a jogar. O jogador lembrou também que as danças são brasileiras e que outros jogadores a fizeram, algo que é cultural do país dele. “Dizem que a felicidade incomoda. A felicidade de um preto, brasileiro, vencedor na Europa, incomoda muito mais.O roteiro sempre termina com um pedido de desculpas ou dizendo que foi mal interpretado. Mas repito para você, racista, eu não vou parar de bailar!”, afirmou.

Apesar da resposta em vídeo, Vini e seu colega de time brasileiro deram uma resposta também em campo quando Rodrygo abriu o placar para o Real. Assim que marca o gol, Rodrygo vai até a beira do campo, espera Vini e juntos os dos sambam e riem. Na sequência eles se abraçam e comemoram com os outros companheiros de time. 

Racismo até antes do jogo

Antes mesmo de entrar em campo, torcedores do Atlético de Madrid também gritavam palavras racistas contra Vini. Em um registro que viralizou nas redes sociais a torcida, que estava fora do estádio, entoou um cântico em que chamava o jogador brasileiro de “mono” (macaco, na tradução em português). 

“Eres um mono, Vinicius eres um mono”, diziam os espanhóis no vídeo feito pela Rádio Cadena Cope. A fala revela um racismo contundente no futebol espanhol, que foi negado nos últimos dias pelas instituições espanholas desde o comentário de Pedro Bravo. A afirmação é que a fala era uma exceção, e não uma regra.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação