Previsão do tempo

Com tempo abafado e nebulosidade, DF terá mais chuvas e vento nesta semana

As chuvas isoladas podem ser acompanhadas por rajadas de ventos e granizo em alguns pontos da capital. Nesta segunda-feira (19/9), temperatura máxima será de 29°C

Júlia Eleutério
postado em 19/09/2022 09:35 / atualizado em 19/09/2022 09:36
 (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
(crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

Após semanas de muito calor e seca no Distrito Federal, os brasilienses verão chuva nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê temperatura máxima de 29°C nesta segunda-feira (19/9), com bastante nebulosidade e tempo abafado. A umidade relativa do ar terá mínima entre 35% e 40%.

Segundo o instituto, as chances de chuva aparecem durante toda essa semana. Na quinta-feira (15/9), a capital teve os primeiros registros de chuva após 131 dias de seca. No sábado (17/9) e domingo (18/9), o DF registrou rajadas de ventos e trovoadas em alguns pontos da cidade.

Meteorologista do Inmet, Naiane Araújoexplica que as chuvas serão isoladas e podem ocorrer com rajadas de ventos e granizo. "Tem umidade disponível na atmosfera, então vem essas pancadas que, em algum ponto ou outro, pode ser forte. Isso tudo não dá pra descartar", avalia.

A meteorologista explica que entrou mais umidade na área central do Brasil, devido a um escoamento mais úmido que veio da região amazônica e se espalhou. "Essa combinação de muito calor e umidade é o padrão da primavera para formar as áreas de instabilidade e as nuvens de chuva", comenta Naiane.

No dia 22 de setembro começa a primavera. A especialista ressalta que já aparece o padrão de transição entre as estações, começando a ficar mais com as características da nova estação. "Já pode dizer que começamos a entrar na primavera", completa a meteorologista.

Na manhã desta segunda-feira (19/9), os termômetros registraram mínima de 17ºC. No período, a umidade ficou em torno de 90%.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação