Pandemia

DF recebe 14,5 mil doses para vacinação de crianças de 3 e 4 anos

As doses serão destinadas para a vacinação infantil da faixa etária de 3 e 4 anos. A aplicação, que estava interrompida desde agosto, será retomada nesta quarta-feira (28/9)

Correio Braziliense
postado em 27/09/2022 12:37 / atualizado em 27/09/2022 12:38
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) recebeu, na manhã desta terça-feira (27/9), 14.520 doses de CoronaVac. As vacinas contra a covid-19 já estão na rede de frio central e serão distribuídas para as regiões administrativas nesta tarde. As doses serão destinadas à vacinação infantil do público de 3 e 4 anos, que será retomada nesta quarta-feira (28/9).

O público dessa faixa etária teve as aplicações suspensas no dia 3 agosto por falta de estoque. No início deste mês, em 1º de setembro, a pasta descartou 3,5 mil doses do imunizante. Segundo a secretaria, na época, as vacinas atingiram o prazo de validade, sendo estas disponíveis, somente, para a segunda dose contra a covid-19.

Além da retomada da aplicação, a Secretaria de Saúde destina pontos de vacinação para quem deseja tomar a primeira, a segunda e a dose de reforço do imunizante. A pasta, que segue o Plano Nacional de Imunização (PNI), recebeu um informe do Ministério da Saúde, em 14 de setembro, com a recomendação para não aplicar, em pessoas com menos de 40 anos, doses de reforço adicionais.

Aumento da transmissão

Nesta segunda-feira (26/9), a taxa de transmissão da covid-19 chegou a 0,81 na capital, segundo boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde. O número indica que 100 pessoas podem infectar outras 81. Na sexta-feira (23/9), quando a pasta emitiu o último relatório, o valor foi de 0,76.

Mesmo com o aumento, a pandemia está sob controle. A secretaria determina que quando a taxa está abaixo de 1, a crise sanitária tende a acabar. Se ficar acima dessa média, há uma piora. Além disso, a pasta não registrou mortes por complicações da doença. O total de óbitos é de 11,8 mil.

Ainda segundo o boletim divulgado, os casos diários subiram de 56 para 95, o que totaliza 838,7 mil diagnósticos positivos no DF. Mais de 826,6 mil se recuperaram da doença nesta pandemia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Vacinação diminui o risco das crianças contraírem covid-19 e sofrerem com seus efeitos
    Vacinação diminui o risco das crianças contraírem covid-19 e sofrerem com seus efeitos Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • Bebê recebe vacina contra a covid-19 por engano em Juiz de Fora
    Bebê recebe vacina contra a covid-19 por engano em Juiz de Fora Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação