ELEIÇÕES 2022

Em embate, Ibaneis diz que Grass faz a "campanha mais suja da história do DF"

A declaração foi feita em resposta a um questionamento de Grass sobre a prisão do ex-secretário de Saúde por suposto superfaturamento na compra de testes rápidos da covid-19, em setembro de 2020

Talita de Souza
postado em 28/09/2022 00:45
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O último debate entre os concorrentes ao Governo do Distrito Federal (GDF), nesta terça-feira (27/9), foi marcado por um novo confronto direto entre os dois candidatos que lideram as pesquisas locais, Ibaneis Rocha (MDB), que busca a reeleição, e Leandro Grass (PV). Ao ser questionado por Grass sobre o ex-secretário de Saúde do DF Francisco Araújo Filho, Ibaneis subiu o tom contra o adversário e afirmou que ele faz a “campanha mais suja da história do DF”.

A declaração foi feita em resposta a um questionamento de Grass sobre a prisão do ex-secretário de Saúde por suposto superfaturamento na compra de testes rápidos da covid-19, em setembro de 2020.

“Na campanha de 2018 você falou que ia extinguir o modelo do Instituto Hospital de Base, aí você ampliou, criou o Iges. Sabe quem você colocou lá, você deve se lembrar, o Francisco Araújo”, iniciou Grass, que logo em seguida citou a prisão de Francisco e a investigação do Iges também na gestão do ex-secretário. “Ibaneis, de onde o senhor tirou o Francisco?”, questionou o candidato.

Na resposta, inicialmente, Ibaneis afirmou que “está muito em paz em relação à gestão da saúde do DF”. O governador diz que atuou bem durante a pandemia e que agora “está recuperando a parte da saúde”. Em seguida, o governador endurece o tom de voz para responder o questionamento de Grass, onde negou qualquer envolvimento com o caso de suposta corrupção.

“Agora, os problemas que aconteceram no Iges nessa operação, que foi anulada na Justiça e foi remetida à Justiça Federal e que está lá sem andamento nenhum, vão ser respondidos lá na Justiça. Eu não tenho nenhum envolvimento com isso, você sabe muito bem disso. Você faz esses questionamentos da forma mais virulenta possível, exatamente porque você sabe que eu não tenho nenhum envolvimento com qualquer tipo de espécie de corrupção”, declarou.

Na sequência, Ibaneis disparou críticas contra o adversário e acusou Grass de usar mentiras nos materiais de campanha. “Então, eu estou muito tranquilo, Leandro. Agora quem deveria estar muito preocupado seria você, porque você está fazendo a campanha mais suja que se pode fazer na história do Distrito Federal”, afirmou.

Ibaneis afirmou que as mentiras são constatadas pelo número de campanhas que “são retiradas a todo momento pela Justiça eleitoral”. “Porque você não trata com a verdade, você trata com mentira, com desprezo ao eleitor. Exatamente isso que não deveria ocorrer na política do DF, mas isso é de quem não tem compromisso com a verdade. Isso sim é não ter compromisso com a verdade”, acrescentou.

Na réplica, Grass pergunta ao eleitor se ele, que “está em uma Upa”, está tranquilo com a saúde do DF, como Ibaneis disse estar. Em seguida, o candidato se defendeu das acusações de usar mentiras na campanha dele.

“Ele diz aqui que eu jogo baixo, mas quero lembrar para você, que às vezes tá recebendo aí no Whatsapp, mensagens de blogs que são pagos com dinheiro do governo, que fazem fake news e mentiras. Sua vice, Ibaneis, a Celina Leão, que inclusive tem um processo contra ele de propina de saúde, também conta um monte de mentira nas redes sociais”, disse.

O candidato do Partido Verde ainda acusou Ibaneis de fazer uma campanha baseada em uma “guerra judicial” e que o governador quer ganhar as eleições “no tapetão”, em uma ação focada “no submundo da política com as fake news, com blogs pagos pelo seu governo”. Grass declarou, ainda, que a campanha dele é “a da verdade” e que ganhou uma luta judicial contra Ibaneis.

“Inclusive hoje a gente ganhou uma (ação) em relação a você, porque eu disse que você mentiu e de fato você mentiu, a própria Justiça eleitoral reconheceu que a nossa propaganda falou a verdade. Então se alguém joga baixo aqui não sou eu, é você e seu governo”, sustentou Grass.

Por fim, na tréplica, Ibaneis citou uma informação veiculada por um blog, “no início da noite”, em que afirma que “25 propagandas do candidato Leandro Grass foram tiradas do ar”. “Isso é para vocês terem uma ideia. Nenhum dos candidatos aqui, somados todos nós não tivemos isso de retirados. Isso é exatamente o tipo de política que ele vem fazendo”, declarou.

Ibaneis ainda ligou o candidato aos ex-governadores Agnelo Queiroz (PT) e Rodrigo Rollemberg (PSB). “Esses são os reais apoiadores que você tenta esconder, mas quem te apoia, que deixou a cidade um caos, que não tinha esperança nenhuma. Por trás dessa cara verde que você tem de PV, mas que tá levando o DF para o buraco”, concluiu.

O debate

O último debate com os candidatos ao Governo do Distrito Federal (GDF) ocorre na noite desta terça-feira (27/9), nos estúdios da TV Globo, em Brasília. Foram convidados sete concorrentes: Coronel Moreno (PTB), Ibaneis Rocha (MDB), Izalci (PSDB), Keka Bagno (Psol), Leandro Grass (PT), Leila do Vôlei (PDT) e Paulo Octávio (PSD).

Composto por cinco blocos, o debate viabiliza o confronto direto entre os postulantes, sem perguntas de profissionais do veículo que o promove — como ocorreu nos últimos debates.

No primeiro e no terceiro blocos os candidatos poderão fazer perguntas de qualquer tema escolhido por eles; já no segundo e no quarto é preciso seguir temas determinados por sorteio feito no início de cada nova roda de perguntas.

Cada candidato poderá escolher a quem direcionar a pergunta, que deverá ser feita em até 30 segundos. A réplica terá um minuto. O concorrente que responder a questão deve dividir o tempo de três minutos entre a primeira resposta e a tréplica.

No último bloco, o quinto, cada concorrente poderá fazer a consideração final para o eleitor do DF.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação