Eleições 2022

TRE-DF aconselha eleitores a baixar o e-Título com antecedência

O aplicativo é gratuito e permite a obtenção da via digital do título de eleitor, além de consultas ao local de votação, pedido de justificativa de ausência, entre outros serviços

Rafaela Martins
postado em 28/09/2022 00:17 / atualizado em 28/09/2022 00:19
 (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
(crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Há cinco dias das eleições, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) alerta que o cidadão baixe, com antecedência, o aplicativo e-Título. No domingo (2/10), quando ocorre o primeiro turno das eleições, a emissão do e-Título estará suspensa e será liberada somente na segunda-feira (3/10).

A Corte ressalta, ainda, que o aplicativo receberá justificativas eleitorais apenas no horário da votação, das 8 horas às 17 horas.

Em funcionamento desde 2018, o aplicativo é gratuito e permite a obtenção da via digital do título de eleitor, além de consultas ao local de votação, pedido de justificativa de ausência, emissão de certidão de quitação eleitoral. nada consta criminal, entre outros serviços.

Para o cidadão, vale ressaltar que o e-Título substitui o documento em papel e pode ser utilizado como identificação para votar, desde que esteja atualizado e com foto.

Ampliação

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 30 milhões de eleitores no Brasil e no exterior já ativaram a versão digital do título. Este ano, mais de 13 milhões de ativações foram registradas.

Na penúltima semana de setembro, o aplicativo ganhou mais de 2,5 milhões de usuários ativos. O TSE orienta o eleitorado a seguir regras de utilização e baixar ou atualizar o e-Título com antecedência.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação