ELEIÇÕES 2022

Ibaneis elogia Lula durante sabatina no Correio: "um democrata"

Governador defende reeleição de Bolsonaro, mas garante que manterá boas relações com Lula, caso volte ao Palácio do Planalto. Ibaneis afirmou, ainda, não ser um "bolsonarista raiz"

Ana Isabel Mansur
postado em 29/09/2022 18:10 / atualizado em 29/09/2022 18:11
"Alguns eleitores votam no Lula e em mim, exatamente pelo tempo que passei na área sindical. Mas a grande maioria, realmente, é bolsonarista" - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O governador Ibaneis Rocha (MDB), que disputa a reeleição no DF, elogiou o ex-presidente Lula (PT), em entrevista ao Correio na tarde desta quinta-feira (29/9). O chefe do Executivo local é apoiador aberto de Jair Bolsonaro (PL), mas vislumbra a possibilidade de o petista retomar ao Palácio do Planalto. Lula lidera todas as pesquisas de intenção de voto, a três dias do primeiro turno das eleições de 2022.

Quando perguntado se manterá uma boa relação com Lula, o candidato respondeu "sem dúvida alguma". "O presidente Lula é um democrata, jamais vai deixar o DF abandonado. Tenho muitos interlocutores com o pessoal do PT. Brasília tem essa característica, precisamos viver em harmonia entre GDF e governo federal. É uma via de mão dupla. Nenhum presidente da República vai querer ter o governador do DF contra, porque precisam dialogar a todo momento. Os projetos do DF interessam a todo país, não podemos, por questão de disputa eleitoral, deixar a capital da República abandonada", afirmou.

Ibaneis participou da sabatina do CB.Poder, programa feito em parceria com a TV Brasília. Ele foi o sexto a participar da série de entrevistas do Correio com os postulantes ao GDF e foi recebido pela jornalista Ana Maria Campos.

O governador classificou-se, ainda, como um bolsonarista moderado. "Minha vinculação com o Bolsonaro é muito mais pelo que ele fez pelo DF ao longo desses últimos anos. Além de ser de direita, e eu me considero também de direta, mas não é aquele bolsonarismo raiz, como é o caso da Damares (Alves) e da Bia Kicis (que disputa reeleição para a Câmara dos Deputados pelo PL do DF), que são bolsonaristas de outras maneiras", elogiou.

Ibaneis não deixou de admitir, também, que alguns de seus eleitores votam no ex-presidente Lula. "Alguns eleitores votam no Lula e em mim, exatamente pelo tempo que passei na área sindical (como advogado). Mas a grande maioria, realmente, é bolsonarista."

Confira a entrevista completa:


Ordem de votação na urna

  • Deputado federal - quatro dígitos
  • Deputado estadual ou distrital - cinco dígitos
  • Senador - três dígitos
  • Governador - dois dígitos
  • Presidente - dois dígitos

Como será no dia das eleições

Dia e horário de votação: o primeiro turno será no domingo (2/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. O segundo turno, caso necessário, será em 30 de outubro.

Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação