ELEIÇÕES 2022

Desfile de 7 de Setembro deve ser momento de alegria, diz presidente do TRE-DF

Desembargador Roberval Casemiro Belinati afirmou que confia plenamente nas forças de segurança do DF. Desfile da próxima semana terá esquema especial de segurança

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TREDF), desembargador Roberval Casemiro Belinati, condenou a possibilidade de atos violentos durante o desfile de 7 de Setembro, na próxima quarta-feira (7/9).

"Estamos confiando plenamente nas forças de segurança do DF. Se ocorrer algum problema, vai ficar muito ruim para determinado candidato. Não esperamos isso. Esperamos um momento de alegria e satisfação, por participar das comemorações da nossa Independência", afirmou durante coletiva de imprensa na manhã deste sábado (3/9), na sede do TRE-DF, sem citar o nome do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem convocado apoiadores para se manifestar durante a parada. O desembargador eleitoral disse que estará no palanque destinado ao DF para assistir ao desfile, com a família.

Ações para garantir segurança

Para garantir a segurança, o Governo Federal e o Governo do DF farão policiamento reforçado em toda a região central de Brasília. Entre as ações coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), está o reforço nos atendimentos de emergência e de delegacias específicas para registro de ocorrências, além do monitoramento das áreas com drones e atiradores de elite.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) fará linhas de revista em vários pontos de acesso à Esplanada dos Ministérios, local do desfile. Unidades especializadas da polícia, como Cavalaria, BPCães e Bope, darão apoio à operação. A Divisão de Operações Especiais (DOE) e a Divisão de Operações Aéreas (DOA), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), também estarão de prontidão.

O que não pode

Objetos perfurantes ou cortantes, como vidros, fogos de artifício, hastes para bandeiras, quaisquer outros materiais que possam causar ferimentos não serão permitidos. Também estão proibidos drones sem autorização no espaço aéreo da Esplanada.

A corporação também terá um policiamento ostensivo especializado, como o choque, montado e aéreo, em casos de distúrbios e tentativas de invasão a prédios públicos. A área de realização do desfile, ao longo da arquibancada e imediações, terá o policiamento reforçado com linhas policiais.

Saiba Mais

Em frente ao Museu da República, será instalada a estrutura da Cidade da Segurança, como apoio às ações das forças de segurança e demais órgãos durante o desfile. O local funcionará também como ponto de atendimento médico conjunto entre Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros.

Mais dois postos médicos serão distribuídos pela Esplanada: um próximo ao Ministério da Previdência e outro na Cúria da Catedral. Ambulâncias de atendimento pré-hospitalar estarão nas vias de ligação entre a S1 e N1.

Saiba Mais