Eleições 2022

Ibaneis ganha no 1º turno e garante reeleição como governador do DF

Com 832 mil votos e 50,30% do total, o emedebista tornou-se o primeiro governador do DF a se reeleger em primeiro turno

Pedro Grigori
Aline Gouveia
postado em 02/10/2022 20:10 / atualizado em 03/10/2022 01:44
 (crédito:  Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Ibaneis Rocha (MDB) se tornou o primeiro governador do Distrito Federal a se reeleger no primeiro turno em toda história da capital. Com 100% das urnas apuradas, o emedebista alcançou 832.633 votos, 50,30% do total. 

O deputado distrital Leandro Grass (PV) ficou em segundo lugar, com 434.587 votos, 26,25% do total, e o empresário Paulo Octávio (PSD) ficou em terceiro, com 123.715 votos, 7,47%. 

Também concorriam ao Palácio do Burti, em ordem de votos, os candidatos Coronel Moreno (PTB), Leila Barros (PDT), Izalci Lucas (PSDB), Keka Bagno (PSol), Lucas Salles (DC), Teodoro da Cruz (PCB), Robson Raymundo (PSTU) e Renan Arruda (PCO). 

Quem é Ibaneis Rocha (MDB)?

Nascido no Hospital de Base, o atual governador do DF tem 51 anos, é advogado e surgiu na política em 2018, quando se lançou ao Palácio do Buriti. Surpreendeu durante a campanha eleitoral daquele ano, ao sair das últimas posições para a primeira colocação no primeiro turno, com cerca de 42% dos votos.

Presidiu a seccional do DF da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) de 2013 a 2015 e foi diretor do conselho federal e corregedor-geral da entidade. Pai de três filhos, é casado com a advogada Mayara Noronha, que foi secretária de Desenvolvimento Social até agosto.

Em 2022, tem como candidata a vice a deputada federal Celina Leão (PP-DF). Das últimas eleições para cá, mudou a autodeclaração racial de branco para pardo. Neste ano, registrou R$ 79,8 milhões em bens à Justiça Eleitoral. Quando se elegeu ao GDF, Ibaneis foi responsável por financiar, com recursos próprios, 60,7% da campanha, em um total de R$ 3,7 milhões.

Filho de piauienses, passou a infância em Corrente, no interior do Piauí. É dono de um escritório de advocacia com mais de 40 advogados e uma carteira de 80 mil clientes em todo o Brasil. Antes de se formar advogado, foi feirante, empacotador e comerciante. Oito anos depois da mudança da família para Corrente, Ibaneis resolveu voltar sozinho a Brasília. Sem contar à família, participou da seleção de direito no UniCeub e passou em segundo lugar.

Ibaneis Rocha garante que vai priorizar a saúde e manter o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges), alvo de duras críticas dos adversários, pelas denúncias de corrupção e superfaturamento. Ele promete, ainda, a construção de três novos hospitais.

 


 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação