Outubro Rosa

Outubro Rosa: ações buscam a prevenção contra o câncer de mama

Além das atividades sobre conscientização e prevenção do câncer de mama, serão oferecidos, gratuitamente, mamografias, exames preventivos e citopatológicos e a inserção do DIU

Correio Braziliense
postado em 04/10/2022 16:12 / atualizado em 04/10/2022 21:52
 (crédito: Angiola Harry/Unsplah)
(crédito: Angiola Harry/Unsplah)

Com a chegada de outubro, a cidade se colore de tons de rosa. Nesta segunda-feira (3/10), teve início a programação de ações do Outubro Rosa 2022, que se estenderá até o final do mês. Neste ano, além de palestras, projeções de imagens e de frases, e exposições de fotos de mulheres diagnosticadas, serão realizados gratuitamente exames, mamografias e inserção de DIU no Distrito Federal. Nesta quarta-feira (5/10), haverá projeção no Congresso Nacional com mulheres vítimas de câncer.


Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. O objetivo é compartilhar informações sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade. No DF, a campanha é realizada anualmente pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados em parceria com o Senado Federal, entre outras instituições.

Em 2020, foi realizada, pela primeira vez na história do Brasil, uma projeção nas torres do Congresso Nacional de fotos de mulheres que sobreviveram à doença, de frases de conscientização sobre o câncer de mama e de dados da incidência no país. A projeção se transformou em uma ação fixa no Outubro Rosa e será repetida este ano, no dia 5. A solenidade oficial de abertura será em 10 de outubro, às 17 horas, com o tradicional acendimento das luzes do Congresso Nacional.

Sob o slogan “Quem tem peito tem direito!”, as ações e atividades buscam, além de reforçar a pauta do câncer no Congresso, dar visibilidade para os cuidados com a saúde da mulher, proporcionando informação sobre a doença, estimulando-as a se cuidarem e passando uma mensagem positiva.

Graças a uma parceria da Secretaria da Mulher no DF (SMDF) com o Sesc-DF e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), as mulheres do Distrito Federal terão, ao longo do mês, acesso a diversos serviços voltados para a conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Entre eles, estão orientações sobre o autoexame das mamas, exames preventivos e citopatológicos, mamografias e inserção gratuita de DIU. A carreta do Sesc , o Ônibus Sesc + Saúde e a unidade móvel da Secretaria da Mulher passarão por locais como o Recanto das Emas, Santa Maria, Samambaia, Ceilândia e Estrutural.

*Com informações da Secretaria da Mulher

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação