ELEIÇÕES 2022

Leandro Grass vai coordenar campanha do ex-presidente Lula no DF

Distrital, que era o candidato oficial do ex-presidente ao Buriti, terminou disputa pelo GDF em segundo lugar, no domingo (2/10). Ele vai atuar ao lado de Magela, que coordena a campanha de Lula no DF desde junho

Ana Isabel Mansur
postado em 04/10/2022 20:40 / atualizado em 04/10/2022 23:35
A decisão de tornar Grass o coordenador de campanha de Lula foi tomada na segunda-feira (3/10), em reunião com integrantes da federação PT-PV-PCdoB e do PSol -  (crédito:  Nina Quintana/Divulgação)
A decisão de tornar Grass o coordenador de campanha de Lula foi tomada na segunda-feira (3/10), em reunião com integrantes da federação PT-PV-PCdoB e do PSol - (crédito: Nina Quintana/Divulgação)

O deputado distrital Leandro Grass (PV) será o coordenador da campanha do ex-presidente Lula (PT) no Distrito Federal, para o segundo turno das eleições de 2022. Grass, que integra a federação PV-PT-PCdoB, disputou o governo do DF e terminou a corrida em segundo lugar, com 26,25% dos votos. Ibaneis Rocha (MDB) foi reeleito no domingo (2/10), com 50,3%.

Grass — que desde a pré-campanha era o candidato oficial de Lula ao GDF — vai atuar de maneira complementar ao ex-deputado federal Geraldo Magela, designado pela direção nacional do PT como coordenador da campanha do ex-presidente no DF em junho. O papel de Grass será estratégico para ampliar diálogo com forças e lideranças políticas do DF, principalmente com as que não estavam no mesmo grupo no primeiro turno, além de grupos religiosos e associações. 

"Estou totalmente focado em ampliar o diálogo, sair da bolha e conversar com outros candidatos e partidos. Terei um papel fundamentalmente conciliador nesse processo", declarou Grass ao Correio

A decisão de tornar Grass o coordenador de campanha de Lula foi tomada na segunda-feira (3/10), em almoço com integrantes da federação PT-PV-PCdoB e do PSol, que trabalhava pelo retorno do petista ao Palácio do Planalto logo no primeiro turno. O grupo entendeu que, com o resultado de domingo (2/10), ele se tornou uma importante liderança para a esquerda do DF.

Rafael Parente (PSB), ex-secretário de Educação do DF, não participou da reunião. Ao Correio, ele afirmou não ter ficado sabendo sobre o encontro. Ele é do mesmo partido que Geraldo Alckmin, vice de Lula e chegou a disputar o GDF, mas desistiu para apoiar a candidatura de Grass.

Entre os representantes do PSol que estiveram no encontro, estão Keka Bagno (PSol), que disputou o Palácio do Buriti pelo partido e terminou em sétimo lugar, com 0,82%, Fábio Felix e Max Maciel, eleitos para a Câmara Legislativa do DF (CLDF) no domingo.

Felix, o primeiro distrital declaradamente gay, foi o nome mais votado para a CLDF da história no domingo (2/10), com mais de 51,7 mil votos. Ele vai assumir o segundo mandato na casa no próximo ano. Maciel, escolhido por 35,7 mil brasilienses, foi eleito pela primeira vez para o Legislativo local. Ele foi o terceiro mais votado para o CLDF destas eleições.

O ex-presidente Lula teve 36,85% dos votos do DF para o Planalto. Bolsonaro ficou com a maioria dos eleitores da capital do país: 51,65%.

Plenária

A federação de Lula está reunida, na noite desta terça-feira (4/10), no Sindicato dos Professores (Sinpro-DF). Estão no local presidentes dos partidos, nomes importantes do PT no DF e representantes da federação Rede-PSol, além do PSB — como Pedro Ivo (Rede), que disputou o Senado Federal, Rodrigo Dias, presidente do PSB-DF, e a distrital Arlete Sampaio (PT), que é vice-presidente da legenda a capital do país. 

"Agora, se trata de marcar atividades para fazer contato com a população, não só falar para nós mesmos. Vamos para as ruas", declarou Arlete. 

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação