ELEIÇÕES 2022

Fábio Felix (PSol) é o distrital mais votado da história do DF

Com mais de 51,4 mil votos e 99% das urnas apuradas, o parlamentar supera o ex-deputado Luiz Estevão em 1994, que somou 46,2 mil votos, e se reelege para a CLDF

Ana Isabel Mansur
Pablo Giovanni*
postado em 02/10/2022 20:28 / atualizado em 02/10/2022 20:40
 (crédito: Campanha Fábio Felix/Divulgação)
(crédito: Campanha Fábio Felix/Divulgação)

O deputado distrital Fábio Félix (PSol) é o parlamentar mais votado da história para a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Às 20h deste domingo (2/10), com 99,02% das urnas da capital do país apuradas, ele contava 51.436 votos. Até então, Luiz Estevão havia sido o distrital com mais eleitores conquistados. Em 1994, ele foi escolhido por 46.205 brasilienses.

Fábio Félix foi o primeiro parlamentar assumidamente gay eleito para a CLDF e o primeiro representante do PSol na casa, no pleito eleitoral de 2018, quando somou 10.955 votos.

Pelas redes sociais, Félix comemorou o resultado. "O deputado distrital mais votado da história do DF é gay e orgulhoso. Eu só tenho a agradecer cada uma e cada um de vocês que confiaram e legitimaram todo o trabalho incansável que fizemos na CLDF, nos últimos quatro anos, a favor da população de todo o DF", escreveu, no Twitter. 

Acompanhe aqui a apuração do resultado das eleições

Apesar de ter elegido Damares Alves (Republicanos) para o Senado Federal, com 45% dos votos, e ter reconduzido o atual governador Ibaneis Rocha (MDB) à frente do DF por mais quatro anos, os três deputados mais votados para a CLDF são de esquerda.

Atrás de Félix, está Chico Vigilante (PT), com 43.567 votos, e Max Maciel (PSol), com 35.621. O petista garante o quinto mandato na CLDF e Maciel conquista a primeira vaga no Legislativo local.

*Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação