Eleições

TRE-DF planeja voto pela internet no exterior para 2026

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, Roberval Belinati, afirma que haveria uma economia de 10 milhões e que o número de votantes triplicaria. O TRE-DF é o responsável pela organização das eleições no exterior

Correio Braziliense
postado em 05/10/2022 17:19 / atualizado em 05/10/2022 17:30
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB)

Eleições pela Web devem virar realidade para eleitores brasileiros residentes em outros países a partir de 2026, ao menos é o que pretende o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), Desembargador Roberval Belinati, que apresentará o projeto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A proposta de propiciar a votação on-line ampliaria a possibilidade do exercício do voto e geraria economia aos cofres públicos. "Acredito que será possível realizar as eleições pela internet. Facilitaria a processo e triplicaria a participação dos brasileiros no pleito. O TRE-DF faria uma economia de pelo menos 10 milhões de reais, valores gastos nessas últimas eleições”, avalia Belinati.

O TRE-DF é responsável pela organização das eleições no exterior e, para o pleito realizado de 2022 enviou, segundo a assessoria da corte, 1.018 urnas, entre eletrônicas e de lona, 274 a mais que nas eleições de 2018, para garantir que os eleitores brasileiros inscritos votassem para presidente.

Segundo a assessoria do tribunal, 304.032 pessoas exerceram participaram do processo eleitoral nos 100 países com zonas eleitorais do exterior. Segundo informações do TRE-DF, para o presidente da corte, "o eleitorado apto a votar em 2018, no exterior, era de 500.340 pessoas, hoje é de 695.355. Isso representa um aumento de cerca de 39% nas inscrições. E, em números absolutos, o comparecimento teve um aumento de cerca de 50% em relação à eleição passada.”

Segundo o magistrado, o aumento do interesse do eleitorado é fruto de um conjunto de ações. O TRE-DF e o Ministério das Relações Exteriores incentivaram o alistamento dos brasileiros, houve expansão dos locais de votação, além de campanhas específicas e do trabalho da imprensa que contribuíram para repercutir o assunto.

Com informações TRE-DF

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação