Irregularidade

Empresário do DF demitiu empregado que votou em candidato diferente do dele

Dono da padaria localizada no Lago Norte afirmou, em audiência, que "tudo não passou de um mal entendido". Ele terá que colocar cartaz sobre assédio eleitoral no estabelecimento e se retratar com demais empregados

Correio Braziliense
postado em 21/10/2022 14:36 / atualizado em 21/10/2022 14:36
 (crédito: Antonio Augusto/Ascom/TSE)
(crédito: Antonio Augusto/Ascom/TSE)

Após demitir um funcionário que votou em um candidato oposto ao que considerava ideal, empresário do DF, dono de uma padaria do Lago Norte,  foi acionado na Justiça e teve que assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal (MPT-DF) se comprometendo a se retratar com os demais funcionários do estabelecimento comercial.

No documento, representado pela procuradora Maria Nely Bezerra de Oliveira, o proprietário da padaria garantiu que a empresa não irá mais praticar assédio eleitoral contra os funcionários. 

A assinatura do compromisso é resultado de investigação do MPT, que constatou o assédio eleitoral após receber denúncia de trabalhador demitido por votar em candidato oposto ao escolhido pelo patrão. Em audiência, o empresário afirmou que “tudo não passou de um mal-entendido”, e se comprometeu a realizar a retratação aos empregados ameaçados ou dispensados em razão da opção de voto.

O documento prevê, expressamente, que ameaças, promessas de benefícios financeiros ou orientações com o intuito de induzir, obrigar ou constranger empregados, terceirizados, estagiários e aprendizes a votarem ou não em candidatos estão proibidas.

Também ficou ajustado que a Ilha dos Pães deve providenciar a confecção de cartaz sobre o tema de assédio eleitoral no ambiente de trabalho para fixação em local visível no estabelecimento, até o final do período eleitoral.

O Correio entrou em contato com o dono da padaria Ilha dos Pães, mas até a publicação desta reportagem, ele não retornou. O espaço segue aberto para manifestações.

Como denunciar

A empresa deve comprovar o cumprimento das obrigações em até 24 horas. Qualquer pessoa pode denunciar eventual descumprimento do TAC ao Ministério Público, que investiga a situação e oferece ampla defesa e o contraditório à empresa.

Com informações do MPT-DF.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação