Combate

Saúde do DF quer prorrogar vacinação contra influenza e poliomielite

O objetivo da Secretaria de Saúde do DF é ampliar a cobertura vacinal, que está muito baixa — 52,24% para poliomielite e abaixo de 60% para influenza entre as crianças. Órgão terá o apoio do Rotary

Rafaela Martins
postado em 29/10/2022 20:28 / atualizado em 29/10/2022 20:29
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Com a baixa procura dos imunizantes da poliomielite e influenza no Distrito Federal, a Secretaria de Saúde (SES-DF) solicitou ao Ministério da Saúde a prorrogação das campanhas de vacinação até 31 de dezembro. O pedido foi feito na sexta-feira (28/10).

Com taxas de cobertura vacinal de 52,24% para poliomielite e abaixo de 60% para influenza entre as crianças, por exemplo, o objetivo da pasta é continuar as aplicações nas unidades de saúde até o fim do ano.

“Nós pedimos essa dilatação de prazo para fazermos ações capilarizadas para atingirmos, pelo menos, 95% de cobertura para as nossas crianças”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. No caso da pólio, entre os dias 8 de agosto e 27 de outubro, foram aplicadas 83.731 doses em crianças de 1 a 4 anos de idade, estabelecendo a cobertura de 52,2%. Entre bebês de um ano, o índice é de 57,7%.

Em relação ao vírus da influenza, foram 123.010 doses aplicadas entre 4 de abril e 21 de outubro, em crianças de 6 meses a 5 anos. 

Ao todo, até o momento, 902.458 doses foram aplicadas no DF.

Parceria

A Secretaria de Saúde receberá apoio do Rotary para ampliar a vacinação de combate à pólio — ação realizada pela entidade desde os anos 1980. “Neste ano, com a baixa cobertura vacinal, nos alertamos. Se não conseguirmos chegar até os pais, os avós e os tios sobre a necessidade de vacinar as crianças, essa doença terrível pode retornar”, disse Vera Lucia Barrela Avila, representante da entidade.

Na quinta-feira (27/10,) foram traçadas estratégias até o fim do ano. “O Rotary vem com uma experiência e conhecimento para nos apoiar e nos auxiliar para atingirmos a meta de vacinação”, finaliza a secretária de saúde, Lucilene Florêncio.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação