Eleições 2022

Desejo de exercer a cidadania motiva terceira idade a votar em Planaltina

A não obrigatoriedade do voto para pessoas acima dos 70 anos não desanimou esse público, que compareceu às urnas para escolher o próximo presidente

Letícia Mouhamad*
postado em 30/10/2022 12:57 / atualizado em 30/10/2022 14:29
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

No Centro Educacional 01, de Planaltina, o ânimo para votar da merendeira aposentada Maria Ferreira, 79, inspirava os mesários da sua seção. Contente, ela definiu o momento como parte do seu dever enquanto cidadã, o cumprimento de uma função social.

Declarando-se patriota, mostrou preocupação com o acirramento da competição entre os candidatos ao Planalto, algo que diferencia esta eleição das demais. Apesar disso, a expectativa é que o vencedor faça um bom trabalho para a população, independentemente dos resultados.

Moradora da cidade, Maria estava acompanhada do filho, que votou na mesma escola. E nada de dificuldades ou demora, já que seu momento nas urnas durou poucos minutos.

Votação no  Centro Educacional 01, de Planaltina,merendeira aposentada Maria Ferreira, 79,
Votação no Centro Educacional 01, de Planaltina,merendeira aposentada Maria Ferreira, 79, (foto: Letícia Mouhamad)

Para o próximo mandato, ela considera o contexto do pós-pandemia e da Guerra na Ucrânia, que "pertuba mesmo de longe", como desafios para o governo. "Não faltará serviço para quem ganhar", acredita.

Já o aposentado Valdemir da Silva, 75 anos, não demonstra a mesma positividade quando o assunto é eleição para presidente. Além de tecer críticas à gestão do atual governo no combate à covid-19, o idoso aponta a corrupção como um problema grave de ambos os candidatos.

Apesar disso, compareceu às urnas "para ajudar a nação" e exercer sua cidadania. Também morador da cidade, chegou ao colégio eleitoral de bicicleta e não relatou percalços em sua seção, que estava sem filas.

Eleição atípica


Para os grupos não prioritários, o sentimento no momento do voto foi, também, de tranquilidade. A grande movimentação em frente ao CED 01 até engana a quem preocupava-se com o tempo de espera. A agilidade foi, para muitos, um ponto positivo deste segundo turno.

É o que relatam os amigos Robson Dornelas, 29 anos, psicólogo, e Lázaro Augusto, 23, consultor de vendas. Moradores do Sudoeste e da Asa Norte, respectivamente, eles exibiam adesivos do candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Lula, no qual já haviam votado no primeiro turno.

Acompanhados do cão de Lázaro, deslocaram-se de carro e não tiveram dificuldades para chegar à escola. Ambos esperam o que o resultado seja positivo e confessam sentir receio de reações mais agressivas dos eleitores do candidato da oposição. "Da última eleição para cá, o preconceito ganhou voz e tem feito muitos estragos. Acredito que o desafio para o próximo governo seja dar limites, de forma educacional, a esses excessos", afirma Robson.

Votação no  Centro Educacional 01, de Planaltina,  casal de comerciantes Adriele Fernandes, 28, e Edgar Alberto, 28,
Votação no Centro Educacional 01, de Planaltina, casal de comerciantes Adriele Fernandes, 28, e Edgar Alberto, 28, (foto: Letícia Mouhamad)

Com camisetas da seleção e adesivos do candidato Jair Bolsonaro, o casal de comerciantes Adriele Fernandes, 28, e Edgar Alberto, 28, concordou que se trata de uma eleição atípica, mas por outros motivos. Acompanhados do filho, Alberto Souza, 7 anos, acreditam que o divisor de águas desse momento está na importância de escolher entre um político corrupto e o atual presidente, em quem confiam.

Esperançoso na vitória de Bolsonaro, mesmo em uma competição apertada, o casal aponta os planos para a economia e segurança como melhorias na continuidade do governo. Moradores do Arapoanga, votaram tranquilamente no CED Dona América e repetiram o voto do primeiro turno.

 

*Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Votação no  Centro Educacional 01, de Planaltina,
    Votação no Centro Educacional 01, de Planaltina, Foto: Letícia Mouhamad
  • Votação no  Centro Educacional 01, de Planaltina,  casal de comerciantes Adriele Fernandes, 28, e Edgar Alberto, 28,
    Votação no Centro Educacional 01, de Planaltina, casal de comerciantes Adriele Fernandes, 28, e Edgar Alberto, 28, Foto: Letícia Mouhamad
  • Votação no  Centro Educacional 01, de Planaltina,merendeira aposentada Maria Ferreira, 79,
    Votação no Centro Educacional 01, de Planaltina,merendeira aposentada Maria Ferreira, 79, Foto: Letícia Mouhamad
  • Votação no  Centro Educacional 01, de Planaltina, amigos Robson Dornelas, 29 anos, psicólogo, e Lázaro Augusto, 23, consultor de vendas
    Votação no Centro Educacional 01, de Planaltina, amigos Robson Dornelas, 29 anos, psicólogo, e Lázaro Augusto, 23, consultor de vendas Foto: Letícia Mouhamad
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação