ELEIÇÕES 2022

Movimento foi tranquilo em seções eleitorais do Guará

Eleitores estão encontrando local sem fila e com tranquilidade de circulação para votar

Carolina Marcusse*
postado em 30/10/2022 18:29 / atualizado em 30/10/2022 18:30
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Com menos candidatos para serem eleitos, o segundo turno do Distrito Federal teve menos filas em uma eleição nas seções eleitorais. A zona eleitoral do Guará apresentou várias seções sem formação de filas.

Em contraste com o primeiro turno, em que o eleitor deveria selecionar cinco candidatos, no segundo turno o processo de votação foi mais rápido. André Estevão, morador do Guará, conta que não tinha sequer uma pessoa aguardando para votar em sua sala.

"Em comparação com o outro domingo de eleições, estava bem mais tumultuado. Bastante gente com bandeira, adesivo. Hoje, aparentemente, está mais tranquilo", relata o estagiário, que votou em questão de minutos.

Mesmo sem confusões e baixa circulação de pessoas no local, foi possível ver muitas famílias votando. Este foi o caso da família de Lenira Vieira. Como ela, o marido, o filho e os pais residem na mesma casa e todos votam por perto.

"Almoçamos juntos e viemos votar. Fazemos isso desde a primeira vez que votei na vida", conta a autônoma. Com a família, não aguardaram nem um momento. "Em menos de um minuto, votei no que acredito. Fiz minha parte", afirma.

Esperançosos, vieram votar em família e vestindo as bandeiras, mas Lenira afirma que independente do ganhador, espera que seja feito o melhor para o país. "Espero, também, que melhore um pouco para nós, que tenha mais empregos e oportunidades", diz.

Como Lenira e a família, o autônomo Clyverson Barbosa quis trazer o filho pequeno para votar neste domingo (30/10). Ele conta que veio em um horário diferente do primeiro turno e atribui isso a parte da diminuição do movimento.

"Vim mais tarde da última vez e estava bem agitado e cheio, diferente de hoje", conta. Clyverson também leva em conta que, neste domingo (30/10), a escolha é para apenas um cargo, o que também afeta na quantidade de pessoas circulando simultaneamente.

*Estagiária sob supervisão de...

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação