Livros

Pesquisadores da UCB dão dicas para trabalhadores da Economia Criativa

UCB produziu um e-book gratuito destinado a quem trabalha com economia criativa. O material elaborado por pesquisadores do projeto "Panorama da Economia Criativa no DF" inclui orientações para quem atua nos setores culturais e criativos da cidade.

Correio Braziliense
postado em 03/11/2022 14:30 / atualizado em 03/11/2022 14:30
 (crédito: Divulgação/UCB)
(crédito: Divulgação/UCB)

Para ajudar o público que trabalha com cultura e criatividade no Distrito Federal, um grupo de pesquisa da Universidade Católica de Brasília (UCB) produziu um e-book com acesso gratuito, que conta com instruções que podem ser aplicadas no dia a dia. Feito por integrantes do mestrado profissional em Inovação, Comunicação e Economia Criativa da instituição, o documento tem a finalidade de fortalecer ainda mais o cenário criativo no DF. 

Entendendo a economia criativa como um conjunto de ações e atividades relacionadas à cultura, tecnologia e criatividade, que geram receita e impacto na economia, o e-book destaca que ela está relacionada à produção, distribuição e circulação de bens e serviços criativos. Em ascensão em todo o mundo, a economia criativa responde por 7% do PIB mundial e pode crescer entre 10% e 20% nos próximos anos, conforme projeções de 2019 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Mente aberta


Na prática, a criação e o desenvolvimento da própria imaginação criativa são passos importantes para alcançar êxito nos negócios, indicam os pesquisadores. Além disso, o estudo de temas burocráticos não pode ficar de fora do processo. Nos dias de hoje, é indispensável entender patentes, direitos autorais, marcas registradas e outras leis de propriedade intelectual que protegem ideias.

Ao longo da leitura do e-book, diversos pensadores e escritores são mencionados para o entendimento da economia criativa. São eles: Ana Carla Fonseca Reis, Celso Furtado, Charles Hampden-Turner, Austin Kleon, David Throsby e Lala Deheinzelin.

Outra orientação apresentada no e-book é a adequação às novas tecnologias com a intenção de garantir o futuro do negócio. Afinal de contas, a presença digital é uma alternativa estratégica que pode melhorar o relacionamento com os clientes. No contexto atual, a economia criativa pode ser encarada como uma saída para a crise financeira.

Panorama


A iniciativa do guia de dicas é do “Panorama da Economia Criativa no Distrito Federal”, projeto de pesquisa realizado pela Universidade Católica de Brasília e fomentado pela Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur), pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), pela Câmara Legislativa e pela a Fecomércio. Com o intuito de investigar, identificar e analisar vocações e competências da Economia Criativa no Distrito Federal e suas regiões administrativas, o Panorama irá propor estratégias e planos de ações de curto, médio e longo prazo com vistas à promoção da mudança da matriz econômica da região.

O download do documento pode ser feito no site www.panoramacriativodf.com.br.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação