Política

Caminhoneiros continuam no QG do Exército: "Forças Armadas, socorro"

Com adesivos com dizeres "Forças Armadas, socorro", caminhoneiros bolsonaristas pretendem ficar no QG até o feriado de Proclamação da República

Correio Braziliense
postado em 11/11/2022 17:00 / atualizado em 11/11/2022 18:59
 (crédito: José Augusto Limão)
(crédito: José Augusto Limão)

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro ainda seguem em peso no QG do exército em Brasília. Cerca de 600 caminhoneiros estão instalados no QG. Até sábado (12/11) chegarão mais 400 caminhões na capital federal. E até o feriado de Proclamação da República, em 15 de novembro, a expectativa é de mais dois mil caminhões no QG.

Alguns apoiadores relataram que nenhum caminhoneiro foi embora do acompanhamento montado pelos bolsonaristas. Com faixas com dizeres “Forças Armadas socorro”, os apoiadores do atual presidente da república dizem que ficarão em reunidos em peso até o tempo que tiverem que ficar.

Bolsonaristas aguardam que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abra o processo das urnas para que uma comissão civil com pessoas técnicas possa, junto com as Forcas Armadas, verificar se o processo eleitoral foi correto e sem fraudes.

Nesta sexta-feira (11), faz 10 dias que as manifestações começaram. Na última quarta (9), caminhoneiros vindos do Mato Grosso desembarcaram no Distrito Federal para se juntar aos bolsonaristas. O Correio foi até o local para acompanhar o ritmo das manifestações. Dos caminhões que haviam chegado na quarta, alguns já voltaram para os estados de origem. Por outro lado, vários outros caminhões estavam encostados no estacionamento do QG, enquanto outros estavam chegando.

Apesar de não haver ocorrência de brigas, os manifestantes não quiseram responder a equipe de jornalismo quando questionados sobre quantos veículos já haviam chegado ao local.

A equipe também se deslocou até o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), localizado na BR-060, para saber sobre a escolta dos caminhoneiros. Os policiais informaram que, até o momento, nenhuma escolta foi solicitada, e que os veículos estão saindo do DF de forma "pacífica e organizada".

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  09/11/2022. Crédito: Mariana Lins/Esp.CB/D.A Press. QG do Exército
    09/11/2022. Crédito: Mariana Lins/Esp.CB/D.A Press. QG do Exército Foto: Mariana Lins
  • Caminhoneiros ocupam o QG do Exército no DF em protestos antidemocráticos
    Caminhoneiros ocupam o QG do Exército no DF em protestos antidemocráticos Foto: José Augusto Limão
  • Caminhoneiros ocupam o QG do Exército no DF em protestos antidemocráticos
    Caminhoneiros ocupam o QG do Exército no DF em protestos antidemocráticos Foto: José Augusto Limão
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação