Manifestações

QG do Exército Brasileiro é tomado por manifestantes neste domingo

Os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro gritam "SOS Forças Armadas"

Gabriela Ornelas
postado em 06/11/2022 15:21 / atualizado em 06/11/2022 15:21
 (crédito: Gabriela Ornelas)
(crédito: Gabriela Ornelas)

Uma semana após as eleições, o domingo (6/11) foi movimentado no Quartel General do Exército Brasileiro (QG), no Setor Militar Urbano (SMU). Lá estão concentrados manifestantes que apoiam o presidente da República Jair Bolsonaro (PL) e que não aceitam o resultado da Eleição 2022, que deu a vitória ao candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.

Desde a última terça-feira (1/11) o QG é o ponto de encontro dos bolsonaristas. Na Praça dos Cristais, carros de som entoam o Hino Nacional a todo o momento. O local está com uma grande estrutura para receber os manifestantes. Banheiros químicos, barracas com venda de comidas e distribuição de água e frutas gratuitamente. No local também há muitas barracas onde pessoas fora de Brasília estão acampadas.

“Não viemos aqui para fazer festa. Nós viemos para a trincheira”, falava um dos líderes no microfone, pedindo aos manifestantes para não ingerirem bebidas alcoólicas nem soltar foguetes. O público respondia ao som de “SOS Forças Armadas” e “Ninguém na barraca”, e se agrupava em frente ao QG.

Os líderes também pediam doação de dinheiro e divulgavam uma chave PIX. O recurso seria para bancar o carro de som. O montante arrecadado será divulgado no Instagram do movimento, “Resistência Brasília”.

A página já conta com quase 3.500 seguidores. No perfil, há um link que remete à petição pública “SOS as Forças Armadas pela resistência civil do povo brasileiro”. Assinada por mais de 12 mil pessoas, petição tem o objetivo dar apoio e eficácia ao pedido de Anulação do 2º Turno das Eleições Presidenciais de 2022, “bem como pedir que seja de suma urgência adiada a diplomação do suposto Eleito até que sejam apuradas todas as irregularidades junto ao TSE, ocorrências policiais e provas apresentadas a todas as autoridades competentes como (Tribunal Superior Eleitoral, Policia Federal, Policia Civil, Policia Militar, Ministério da Defesa, Forças Armadas do Brasil, Peritos Criminalista e Cibernéticos, Peritos vinculados ao Governo e Demais órgãos regulamentados)”.

De acordo com o documento, “o que se pretende é que haja investigação para comprovação ou não das mencionadas denúncias de gravíssimos crimes eleitorais e contra a segurança nacional, diante de incontáveis ocorrências apresentadas às autoridades policiais, de mal funcionamento e irregularidades constatadas nas urnas eletrônicas, com cômputo de votos em seções eleitorais maior do que o número de eleitores, com zero voto”.

Os manifestantes seguravam cartazes com os dizeres “SOS Forças Armadas, salve a nossa nação”, “Salve o povo do comunismo no Brasil”, e “Acorda Brasil”. Cartazes em inglês também eram levantados “100% audited electronic young machine” e “SOS Armed Forces against communism in Brazil”. O movimento não tem previsão para deixar o QG.

Newsletter


Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação