Proclamação da República

Veja o que abre e o que fecha no feriado da Proclamação da República

De acordo com o Inemt, pode chover durante o dia. Espaços culturais funcionam normalmente e comércio está autorizado a abrir as portas. Trânsito na Esplanada dos Ministérios ficará interditado

Pedro Marra
Raissa Carvalho*
postado em 15/11/2022 03:00
O Jardim Zoológico de Brasília estará aberto das 8h30 às 17h -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
O Jardim Zoológico de Brasília estará aberto das 8h30 às 17h - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Na comemoração dos 133 anos da Proclamação da República, nesta terça-feira (15/11), os setores do comércio, como feiras, farmácias e supermercados funcionam normalmente. Para quem quiser aproveitar o feriado, os espaços culturais de Brasília recebem o público. Somente os serviços de saúde com urgência e emergência vão estar disponíveis. Em relação ao transporte público, os ônibus circularão nos horários da tabela de domingo e o metrô das 7h às 19h.

Diferentemente desta segunda-feira (14/11), com precipitações a partir da tarde, nesta terça-feira (15/11) pode chover a qualquer hora do dia, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). "O predomínio de chuva é para qualquer hora do dia, com tempo nublado, com pancadas de chuva, rajadas de vento e trovoadas a qualquer momento", informa o meteorologista Heráclio Alves. Segundo o especialista, a temperatura mínima será de 17ºC e a máxima de 29ºC. A umidade relativa do ar fica entre 95% e 45%. 

O trânsito na Esplanada dos Ministérios ficará interditado. O acesso de pedestres à Praça dos Três Poderes também será bloqueado. A medida é um protocolo de proteção da área pela Secretaria de Segurança Pública do DF, pois há previsão de manifestações de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), embora não haja confirmação do local exato dos atos.

O trânsito será restrito nas vias N1 e S1, a partir da alça leste da Rodoviária do Plano Piloto. Desde o resultado das eleições presidenciais, manifestantes bolsonaristas estão acampados no Quartel General do Exército, localizado no Setor Militar Urbano. A Secretaria informou que a reabertura da Esplanada dos Ministérios será avaliada após a dispersão do público.

*Estagiária sob a supervisão de Malcia Afonso

Veja como fica o funcionamento dos serviços

Saúde

» Somente os serviços de urgência e emergência estarão disponíveis à população.

» Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu): atendimento 24 horas, pelo telefone 192.

» Emergências: as emergências dos hospitais regionais, as unidades de pronto-atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião atendem de forma ininterrupta, em plantão 24h.

Transporte

» Os ônibus irão circular nos horários da tabela de domingo.

Metrô

» O metrô vai funcionar das 7h às 19h.

Segurança pública

» Polícia Militar: atende 24 horas por dia, todos os dias da semana, de forma ininterrupta, incluindo finais de semana e feriados.

» Polícia Civil: as delegacias circunscricionais da Polícia Civil do DF, além das delegacias de Atendimento à Mulher (Deam) e da Criança e do Adolescente (DCA) atendem em regime de plantão ininterrupto de 24 horas, bem como a delegacia eletrônica.

» Corpo de Bombeiros: o CBMDF funcionará em regime de escala de 24 horas, sem interrupção, atendendo a emergências.

» Defesa Civil: atendimento em regime de plantão. A Defesa Civil mantém uma equipe de técnicos plantonistas todos os dias, durante 24 horas. Os serviços podem ser acionados pelos telefones 199 ou 193.

Arte e Lazer

» Os espaços de Brasília gerenciados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), seguem com os horários normais, com exceção do Centro Cultural Três Poderes e do Espaço Oscar Niemeyer, que estão fechados devido à interdição da Praça no Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios.

» O Zoológico de Brasília abre normalmente das 8h30 às 17h, mas a bilheteria fecha às 16h.

Parques

» Os parques administrados pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) funcionam das 5h às 22h, a depender da unidade de conservação.

Comércio

» A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-DF) informou que os estabelecimentos estão autorizados a funcionar no feriado. De acordo com os sindicatos, as seguintes categorias vão operar normalmente: feiras, farmácias, supermercados, bares e restaurantes.

» O segmento de varejo em geral, como lojas de rua e shoppings, também pode abrir. Nas lojas de rua, fica a critério dos donos dos estabelecimentos a decisão. As lotéricas de rua não vão abrir as portas.

Detran-DF

» Os servidores das diretorias de educação, fiscalização, e engenharia de trânsito atuarão em regime de escala especial. Os serviços on-line, que são disponibilizados por meio do aplicativo Detran Digital e do Portal de serviços do Detran, vão funcionar normalmente.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação