Transmissão

Varíola dos macacos: em quatro dias, somente um caso foi registrado no DF

Mais um caso foi confirmado no Distrito Federal nesta segunda-feira (14/11). Ao todo, 334 pessoas foram diagnosticadas com o vírus

Rafaela Martins
postado em 14/11/2022 23:10 / atualizado em 15/11/2022 10:33
 (crédito: Freepik/Reprodução)
(crédito: Freepik/Reprodução)

Apesar do crescimento lento, mais um paciente foi diagnosticado com a varíola dos macacos no Distrito Federal. De acordo com a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) — por meio do boletim informativo — a capital do país soma, até agora, 334 infectados com o vírus, até esta segunda-feira (14/11).

Com início em 8 de julho, a transmissão comunitária atingiu 320 pacientes do sexo masculino e 14 do sexo feminino. Em relação à faixa etária, a maior parte dos diagnosticados têm entre 20 e 39 anos.

Além disso, os exames laboratoriais descartaram 742 casos que estavam em investigação no DF. A pasta responsável também confirmou que 245 pacientes suspeitos aguardam resultados.

Contágio

Há pouco mais de quatro meses, o primeiro caso positivo de varíola dos macacos veio à tona em Brasília. No Plano Piloto, região administrativa com mais diagnósticos, 66 pessoas receberam, desde então, o resultado do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). No momento, 30 moradores do Plano estão sob investigação.

Em seguida, Águas Claras mantém o posto de segunda região administrativa com mais casos, totalizando 35 pacientes. No levantamento, Samambaia aparece em terceiro com 25 infectados, seguido por Ceilândia com 22, e Guará com 21 diagnósticos.

Os únicos locais que não registraram a doença foram: Fercal, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), e Arniqueira, de acordo com a Secretaria de Saúde.

Principais sintomas da doença

  • Dor de cabeça;
  • Dor nas costas;
  • Fraqueza intensa;
  • Febre acima de 38,5°C;
  • Dores musculares e no corpo;
  • Linfonodos inchados (caroços na pele);
  • Lesões de pele, que também podem afetar genitais e reto.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação