Agressão

Homem é agredido e jogado na rua por PMs durante abordagem em Planaltina

O caso ocorreu na manhã deste domingo (13/11). Imagens da câmera de segurança obtidas pela TV Brasília mostram o momento da chegada dos agentes e das agressões que tiveram como alvo principal um jovem negro

Correio Braziliense
postado em 14/11/2022 15:38 / atualizado em 14/11/2022 15:39
 (crédito: Reprodução/Imagens cedidas Jornal Local)
(crédito: Reprodução/Imagens cedidas Jornal Local)

Um homem foi agredido por policiais militares na porta de uma distribuidora de bebidas, em Planaltina, na manhã deste domingo (13/11). Em imagens da câmera de segurança obtidas pelo Jornal Local da TV Brasília é possível ver a chegada dos três agentes e a abordagem agressiva em relação ao jovem, que era o único negro do grupo. (Confira os vídeos abaixo)

Após a chegada dos policiais, o rapaz e outros homens, que também estavam bebendo no local, se viraram para a grade do estabelecimento e colocaram as mãos na cabeça. Neste momento, um dos agentes puxou o homem em direção a rua e começou a revista de forma agressiva, colocando o celular do jovem nas mãos dele. Ao voltar para próximo a grade da loja, o jovem retirou as mãos da cabeça e guardou o aparelho telefônico novamente.

Em um outro trecho do vídeo da abordagem, dois agentes parecem discutir com o jovem. Um dos PMs dá uma joelhada no rapaz. O homem inicia então uma conversa com os policiais, quando chuta a garrafa de bebida para o meio da rua.

Pelo vídeo, aparenta que o agente manda o homem buscar a garrafa e, logo em seguida, inicia mais agressões com chutes e empurrões até que o jovem é jogado no chão. Ele fica cercado pelos três policiais, enquanto as demais pessoas que estavam na distribuidora observam a cena.

Outro lado

Em nota, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou que agentes da corporação são treinados para atuarem em todas as circunstâncias e buscam o melhor para solucionar as ocorrências. “Quando um possível erro acontece, abre-se o devido procedimento para apurar os fatos, visto que a PMDF não compactua com irregularidades”, destaca. “A Polícia Militar do Distrito Federal, reforça seu compromisso de bem assistir à sociedade, visto que temos como ideal, Servir e Proteger a Sociedade Brasiliense”, conclui a nota.

Ao Correio, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) acionou a Promotoria de Justiça Militar que vai requisitar à PMDF a instauração de procedimento para investigar os fatos relacionados a esse caso.

Confira a nota na íntegra:

"A PMDF informa que sempre que acionada diretamente pela população ou por meio do 190, busca de imediato a melhor forma de atender o chamado, estando disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, atendendo ocorrências com os mais diversos níveis de risco e complexidade.
Os policiais militares são treinados para atuarem em todas as circunstâncias e buscam seu melhor no desenrolar das ocorrências.
Quando um possível erro acontece, abre-se o devido procedimento para apurar os fatos, visto que a PMDF não compactua com irregularidades.
A Polícia Militar do Distrito Federal, reforça seu compromisso de bem assistir à sociedade, visto que temos como ideal, Servir e Proteger a Sociedade Brasiliense."

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação