Pandemia

Taxa de transmissão da covid-19 aumenta pela 11ª vez seguida no DF

Secretaria de Saúde do DF divulgou taxa de transmissão em 1,38. Desta forma, 100 pessoas podem infectar outras 138 no DF. Número está acima da média de controle

Pedro Marra
postado em 14/11/2022 21:29 / atualizado em 14/11/2022 21:30
Decreto do GDF que não tornou obrigatório o uso de mascaras ao ar livre. -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Decreto do GDF que não tornou obrigatório o uso de mascaras ao ar livre. - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

A taxa de transmissão da covid-19 no Distrito Federal aumentou pela 11ª vez seguida, nesta segunda-feira (14/11), conforme boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (SES). O documento mostra o indicador em 1,38, o que significa que 100 pessoas infectam outras 138 na capital. O número está acima de 1, média usada para determinar o controle ou não da crise sanitária.

Nesta segunda-feira, a SES notificou 660 diagnósticos positivos, o que totaliza 844,8 mil durante esta pandemia. A média móvel de casos também aumentou, e está 323, número 166,7% maior do que há 14 dias.

O indicador de mortes permanece zerado desde 6 de novembro, quando ficou em 0,25. A Secretaria de Saúde confirma que não registrou mortes, nesta segunda-feira, por complicações da doença. O DF totaliza 11,8 mil óbitos confirmados nesta crise sanitária. 

Subvariante da ômicron BQ.1

Na última sexta-feira (11/11), a Secretaria de Saúde do DF confirmou 14 casos para a BQ.1 na capital federal. A subvariante foi identificada pelo Laboratório de Saúde Central (Lacen) por meio de um sequenciamento genômico.

A pasta monitorava a situação no DF e trabalhava com a expectativa de que os resultados na nesta própria sexta-feira. No total, 31 amostras foram analisadas pela equipe de vigilância epidemiológica e 14 deram positivo.

No país, a nova subvariante foi identificada em pelo menos cinco estados e registrou o primeiro óbito em São Paulo, de uma idosa de 72 anos, com comorbidades. O óbito foi confirmado na última terça-feira (8/11). A BQ.1 surgiu de uma outra subvariante, a BA.5, e é uma das 300 sublinhagens da ômicron, predominante no mundo. 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação