Manifestação

Iluminação pública do QG do Exército retornou na madrugada, diz CEB

Na noite desta segunda-feira (14/11), manifestantes pró-bolsonaro, que ocupam a frente do QG, reclamaram da queda de energia e alegaram que a luz havia sido "desligada"

Edis Henrique Peres
Rafaela Martins
postado em 15/11/2022 10:56
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Após queda de energia devido às chuvas, a iluminação pública do espaço ocupado por manifestantes pró-bolsonaro, em frente ao Quartel General do Exército, no Setor Militar Urbano (SMU), retornou na madrugada desta terça-feira (15/11). De acordo com nota enviada ao Correio pela CEB Iluminação Pública (CEB Ipes), técnicos visitaram o local e detectaram que seis contatores e três bobinas haviam queimado devido às descargas elétricas da chuva.

“(Elas) foram substituídas ainda na madrugada com o imediato restabelecimento da iluminação no local”, disse a CEB Ipes. Segundo nota da empresa, a falha de energia foi devido às fortes chuvas e descargas atmosféricas ocorridas entre a noite de segunda-feira (14/11) e a madrugada de terça-feira (15/11).

“Alguns pontos no Distrito Federal tiveram queda no fornecimento de energia, o que afeta diretamente a iluminação pública. Foram registradas interrupções no serviço de iluminação pública em alguns trechos da Asa Norte, na região do Mangueiral, Jardim Botânico, Lago Sul, Colina e na Praça dos Cristais do Setor Militar Urbano”, informou o texto.

A CEB frisou, também, que reforçou a sua equipe de manutenção neste período chuvoso, “para atuar imediatamente nas ocorrências de interrupções da iluminação pública em casos de descarga atmosférica e vem atuando em estreito relacionamento com a Neoenergia”.

Manifestação

Após a falha no fornecimento, diversos bolsonaristas que estão acampados em frente ao QG do Exército publicaram vídeos nas redes sociais afirmando que a luz havia sido “desligada” e que a situação era “um absurdo”.

Em uma das publicações, uma apoiadora relata o cenário. “Pessoal, não sei se vocês estão me enxergando, provável que não. Mas quero compartilhar um absurdo com vocês. Estamos em Brasília, na praça, e os postes de luz estão todos desligados”, disse a mulher, enquanto filmava.

Os manifestantes não entenderam o motivo da queda de energia. “Ontem tinha luz, e hoje não tem nada. As luzes que tem na barraca são luzes de pessoas que tem gerador. A energia foi desligada, compartilhem esse absurdo”, acrescenta a mulher.

Protestos

Há 15 dias, desde o resultado das eleições em 30 de outubro, quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente, os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) fazem protestos com buzinas, faixas e cartazes pedindo por intervenção militar.

Nesta terça-feira (15/11), o feriado da Proclamação da República, mais manifestantes pró-Bolsonaro devem ir às ruas da capital do país. Por isso, o trânsito na Esplanada dos Ministérios está fechado. O acesso de pedestres à Praça dos Três Poderes também será bloqueado. A medida é um protocolo de proteção da área realizado pela Secretaria de Segurança Pública do DF.


Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação