Social

Secretaria de Saúde disponibiliza 80 mil doses da vacina contra a gripe

Os imunizantes protegem contra os vírus H3N2, H1N1 e a cepa B do vírus da influenza. Pode se vacinar qualquer pessoa acima de 6 meses de idade e que não tenha alergia a ovo de galinha

Cassia Santos
postado em 17/11/2022 22:27 / atualizado em 18/11/2022 15:06
 (crédito:  Arthur Menescal/Esp.CB)
(crédito: Arthur Menescal/Esp.CB)

De acordo com a Secretaria de Governo do Distrito Federal (Segov), mais de 80 mil doses de vacinas contra influenza (gripe) estão disponíveis na rede pública de saúde. O DF possui mais de 100 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com os imunizantes. Qualquer pessoa a partir de 6 meses de idade pode tomar a dose. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na maioria dos postos de saúde. Para se vacinar, basta levar documento de identificação e, se tiver, o cartão de vacina.

O médico Rafael Melo de Deus, Referência Técnica Distrital (RTD) em pneumologia da Secretaria de Saúde, alerta sobre os riscos que a população corre sem a vacina. “Estar imunizado com uma dose previne riscos de infecções graves, internações e morte, principalmente na população idosa”

Segundo a Secretaria de Saúde, de janeiro a outubro, o Distrito Federal registrou cinco óbitos causados pela influenza, sendo quatro de pessoas acima dos 70 anos e uma na faixa etária de 30 a 39 anos. As vacinas disponíveis na rede pública protegem contra os vírus H3N2, H1N1 e a cepa B do vírus da influenza (gripe).

Rafael Melo esclarece que a imunização não serve apenas para evitar mortes. “A vacina não evita o quadro de gripe, ela reduz a gravidade e o tempo de sintomas”, explica.

O médico informa sobre a segurança dos imunizantes. “Os vírus utilizados para a vacina não transmitem a doença. Eles foram preparados em laboratório apenas para auxiliar o nosso sistema imune a se defender de uma possível infecção viral no futuro. Reações adversas como febre, dores pelo corpo e dor no local da aplicação podem surgir após a introdução do imunizante, a única restrição é para quem tem alergia ao ovo de galinha”.

Vacinação

De acordo com a Secretaria de Saúde, entre 4 de abril e 21 de outubro, o Distrito Federal aplicou 902 mil doses de vacinas contra influenza. Até 24 de junho, havia públicos prioritários, como professores, crianças de 6 meses a 5 anos, idosos a partir dos 60 anos e pessoas com comorbidades, entre outros grupos.

A partir de 25 de junho, a vacinação foi ampliada para todas as pessoas com mais de 6 meses. A gerente de doenças imunopreveníveis da Secretaria de Saúde, Renata Brandão, lembra que a vacina contra a influenza pode ser tomada juntamente com a da covid-19. “Todos os grupos elegíveis para vacinação contra a covid-19 podem tomar a dose  com qualquer outra vacina do calendário”, afirma.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação