Doenças respiratórias

Fiocruz alerta para aumento nos casos de influenza em crianças

O boletim Infogripe divulgado nesta sexta-feira (4/11) também mostra ligeiro crescimento no número de casos da covid-19 no Amazonas

Isabel Dourado*
postado em 04/11/2022 16:05 / atualizado em 04/11/2022 16:13
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O novo boletim Infogripe da Fiocruz alerta para um aumento de casos semanais associados ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças de 0 a 4 anos. O vírus sincicial é um dos principais agentes de infecção aguda nas vias aéreas. Também segundo o texto, divulgado nesta sexta-feira (4/11), houve ligeiro crescimento no número de infecções da covid-19 no Amazonas.

“Esse dado do Amazonas pode estar associado ao crescimento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na população adulta”, afirmou Marcelo Gomes, coordenador do Infogripe, referindo-se a semana epidemiológica (SE) 43, que abrange o período de 23 a 29 de outubro.

estado de São Paulo continua apresentando números significativos de casos positivos para influenza nas últimas semanas. Segundo Gomes, o constante aumento de infecções de gripe "tem relevância embora não esteja traduzindo em aumento no total de casos de SRAG na maioria das faixas etárias da população adulta, especialmente nos grupos acima de 50 anos”.

Também vale destacar que no Distrito Federal e no Mato Grosso do Sul, que apresentaram um aumento recente nos casos associados ao vírus influenza, há indícios de que o processo de queda no número de infecções já tenha começado.

O VSR prevaleceu entre os casos com resultado positivo nas últimas quatro semanas epidemiológicas, mas o estudo continua apontando para queda no predomínio do vírus Sars-CoV-2 (covid-19).

Nesse período, a prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios foi de 19,9% para influenza A; 0,6% para influenza B; 26,4% para VSR; e 26,0% para Sars-CoV-2 (Covid-19). Entre os óbitos, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de 17,6% para influenza A; 0,0% para influenza B; 2,0% para VSR; e 68,6% para Sars-CoV-2.

Estados

Ainda segundo o boletim da Fiocruz, 10 das 27 unidades federativas apresentam crescimento moderado na tendência de longo prazo até a semana epidemiológica 43: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco e São Paulo. Na maioria desses estados, o aumento se concentra fundamentalmente entre crianças e adolescentes.

Nos estados de Alagoas, Amazonas e Pernambuco, no entanto, observa-se crescimento também na população adulta e nas faixas etárias acima dos 60 anos. Em Alagoas e Pernambuco, os dados laboratoriais ainda não permitem inferir se há predomínio de um vírus específico.

Capitais

O boletim mostra também que 12 das 27 capitais apresentam crescimento moderado na tendência de longo prazo até o mesmo período: Aracaju (SE), Belém (PA), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).

Já nas demais capitais há queda ou estabilidade na tendência de longo prazo e estabilidade nas semanas recentes. Ainda de acordo com o levantamento, na maioria das capitais que apresentam crescimento de casos os registros são predominante em crianças.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação