Previsão do Tempo

Tempo: oscilação brusca de temperatura no DF acende alerta para doenças

Com temperaturas que variam de 16ºC a 32ºC, e umidade relativa do ar que oscila entre 90% e 30%, especialista adverte sobre os efeitos que as mudanças climáticas podem trazer para a saúde

Ana Maria Pol
postado em 18/11/2022 10:23 / atualizado em 18/11/2022 10:24
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

As mudanças bruscas de temperatura ao longo do dia já viraram rotina para os moradores do Distrito Federal e, nesta sexta-feira (18/11), não deve ser diferente. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para a véspera do fim de semana será de sol entre nuvens durante a manhã e pancadas de chuva com trovoadas isoladas ao longo da tarde. Em 18 dias, o DF superou a média de chuvas esperada para novembro, que é 253 milímetros. Águas Emendadas teve o maior acumulado, com 318,4mm.

Segundo o Inmet, nesta sexta, os brasilienses devem ficar atentos às tempestades. “As chuvas serão localizadas, e não descartamos fortes pancadas de chuva”, diz a meteorologista Nayane Sousa. Com temperaturas que variam de 16ºC a 32ºC, e umidade relativa do ar que oscila entre 90% e 30%, especialistas advertem sobre  as consequências para a saúde.

O otorrinolaringologista da Otorrino DF, João Vitor Bizinoto Caetano, explica que as mudanças na umidade do ar promovem alteração direta nas vias aéreas superiores. “O ar mais seco, por exemplo, que é comum em ambientes climatizados por ar condicionado, promove ressecamento nasal, o que gera espirros, coceira e coriza. A mucosa do nariz também fica mais vulnerável a infecção viral e bacteriana. A falta de renovação de ar facilita a transmissão de vírus”, afirma o especialista.

O médico ainda ressalta que devido essa mudança brusca no tempo é perceptível o aumento na quantidade de resfriado comum e das gripes que são infecções virais, assim como das rinossinusites bacterianas.

Conheça algumas doenças comuns causadas pelas mudanças do tempo:

- Rinite alérgica: é uma doença inflamatória das mucosas (revestimento interno) do nariz. Os sintomas mais comuns são: nariz escorrendo, espirros e coceira. A lavagem do nariz com soro fisiológico também pode ser recomendada para aliviar o entupimento.

- Sinusite: é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos, ou seja, são infeções das vias aéreas. Sintomas: dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de peso no rosto, especialmente na testa e nas maçãs do rosto.

- Asma: acomete as vias respiratórias, especialmente os brônquios, que são os canais por onde o ar passa até chegar nos pulmões. Alterações bruscas de temperatura podem promover tosse, expectoração e algumas vezes até falta de ar quando as vias aéreas ficam contraídas. Sintomas: tosse, chiado no peito e falta de ar.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação