Previsão do tempo

DF terá fim de semana nublado e chuvoso

Inmet informou que o Distrito Federal já superou a média de chuvas do mês de novembro. O tempo deve ficar chuvoso no sábado e domingo

Mila Ferreira
postado em 19/11/2022 09:45 / atualizado em 19/11/2022 12:03
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

As chuvas chegaram para ficar. Os brasilienses devem se preparar para muita água e nebulosidade, com maiores volumes à tarde e à noite. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Distrito Federal já superou a média do mês de novembro, que é de 253,1 mm. Até o momento, já choveu no DF em torno de 330,4 mm. Só em Águas Emendadas, do início do mês até agora, foi registrado um volume de chuva de 364,6 mm.

A temperatura mínima para  deste sábado (19/11) foi de 16º C, pela manhã. A temperatura máxima não deve passar de 28º C. A umidade relativa do ar deve atingir máxima de 95% e a mínima será por volta de 45%. De acordo com a meteorologista Maiane Araújo, podem haver algumas aberturas no céu, mas a tendência é de tempo chuvoso e nublado durante todo o fim de semana. "Há chance de precipitação a qualquer hora do dia, com predomínio de nebulosidade", destacou a profissional.

Na última quinta-feira (18/11), somente em Brazlândia, foram registradas precipitações com volume de 51,6 mm. Em Águas Emendadas, as chuvas tiveram índice de 46 mm. Devido ao grande volume de águas e ao perigo de alagamentos, enchentes e quedas de árvores, a recomendação dos meteorologistas é que a população opte por permanecer em lugares fechados e protegidos.

Cuidados na chuva, segundo a Defesa Civil:

Dentro de casa

- Não utilize equipamentos elétricos;
- Evite tomar banho durante a tempestade;
- Não utilize o telefone caso esteja conectado à rede elétrica;
- Evite a proximidade e o contato com materiais condutores de energia;
- Mantenha-se sempre calçado;
- Antes da tempestade desligue todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas.

Na rua

- Em caso de tempestade com raios, procure abrigo;
- Não se exponha à chuva;
- Não se abrigue embaixo de árvores;
- Evite a rua e andar, principalmente, embaixo da rede elétrica;
- O interior do carro é um local isolado e seguro. 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação