Copa do Mundo

Bebês da UTI neonatal do HRC vestem roupas temáticas para o Mundial da Fifa

A Unidade de Tratamento Intensivo do hospital acolhe tanto crianças recém-nascidas com graves problemas de saúde quanto prematuras extremas

Jéssica Andrade
postado em 23/11/2022 15:00 / atualizado em 23/11/2022 20:52
 (crédito: Marcos Bomtempo/Divulgação)
(crédito: Marcos Bomtempo/Divulgação)

Éeee do Brasil. Os menores torcedores pela conquista do hexa pela seleção brasileira já estão vestidos à caráter. Pequenas apenas no tamanho, 24 crianças atendidas na Unidade de Neonatologia (Uneo) do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) foram vestidas com o tema do Mundial. Os pacientes prematuros entram em campo para vencer uma Copa do Mundo pela vida.

A psicóloga Denise Percílio explica que o principal objetivo da ação é promover a integração das famílias à equipe multidisciplinar responsável pelo cuidado com as crianças. “Quando nasce um prematuro, nasce uma família prematura”, conta a profissional, ao explicar que os prematuros necessitam de protocolos de atendimento específicos e, enquanto isso, ações de acolhimento são realizadas para promover a saúde mental de cuidadores.

 

O projeto Campeões da UNEO contou com a participação de fotógrafos voluntários e organizações não governamentais
O projeto Campeões da UNEO contou com a participação de fotógrafos voluntários e organizações não governamentais (foto: Ricardo Lamia/Divulgação)

“O nosso serviço maior aqui é escutar essas famílias, acolher e ter empatia por cada um, pela particularidade de cada um. Todos da equipe, desde o médico até a assistente social, dentro da sua competência técnica, abordam e acolhem as famílias”, explica a supervisora de enfermagem da Uneo, Raíssa Alves de Sousa.

O projeto Campeões da Uneo coincidiu com o mês de novembro, dedicado à sensibilização dos nascimentos prematuros, e contou com a participação de fotógrafos voluntários e das organizações não governamentais Tricosturando, Mãe Generosa e Pedacinho do Afeto BSB, que criaram peças de roupas temáticas para a copa e doaram um enxoval para cada bebê. “Para essas mães que estão aqui há muito tempo, elas precisam ter a esperança de que vão para a casa com os seus bebês”, conta a supervisora.

A Uneo acolhe tanto crianças recém-nascidas com graves problemas de saúde quanto prematuras extremas - que nasceram com menos de 30 semanas de gestação - quando o indicado é que o nascimento ocorra com pelo menos 37 semanas.

O projeto Campeões da UNEO contou com a participação de fotógrafos voluntários e organizações não governamentais
O projeto Campeões da UNEO contou com a participação de fotógrafos voluntários e organizações não governamentais (foto: Alessandra Nardes/Divulgação)

Novembro Roxo

Com o objetivo de alertar sobre o crescente número de partos prematuros, o mês de novembro é dedicado à sensibilização dos nascimentos prematuros. A campanha é internacional e busca informar a respeito das consequências do nascimento antecipado para o bebê, para a família e para a sociedade. A campanha do Novembro Roxo ocorre durante todo o mês, mas concentra suas ações no Dia Mundial da Prematuridade, em 17 de novembro.

De acordo com Miriam Santos, pediatra e coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano do Distrito Federal, a capital está acima da média do Brasil, de acordo com Miriam Santos. No país, a média de prematuridade é de 11,1%, enquanto na capital Federal o índice é de 12%. “Um pré-natal de qualidade é importante para a redução da prematuridade. Entretanto, penso que vai além disso, precisamos ampliar também o planejamento reprodutivo”, afirma.

Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Acompanhe mais notícias sobre a Copa do Mundo do Catar 2022 na página especial do Correio Braziliense.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • O projeto Campeões da UNEO contou com a participação de fotógrafos voluntários e organizações não governamentais
    O projeto Campeões da UNEO contou com a participação de fotógrafos voluntários e organizações não governamentais Foto: Ricardo Lamia/Divulgação
  • O projeto Campeões da UNEO contou com a participação de fotógrafos voluntários e organizações não governamentais
    O projeto Campeões da UNEO contou com a participação de fotógrafos voluntários e organizações não governamentais Foto: Alessandra Nardes/Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação