Mês da Prematuridade

UTI Neonatal oferece música para recém-nascidos prematuros

A iniciativa faz parte do projeto Música nas Incubadoras, que tem como objetivo levar música e acolhimento às famílias. Para divulgar o projeto, será realizada uma live no próximo sábado (12/11)

Correio Braziliense
postado em 09/11/2022 09:10 / atualizado em 09/11/2022 10:55
 (crédito: Divulgação/André Amaro)
(crédito: Divulgação/André Amaro)

Durante o mês de novembro, bebês com menos de 37 semanas que nascerem no Hospital Regional de Sobradinho (HRS) serão acolhidos nas UTIs Neonatais com melodias vocais e sonoridades acústicas e percussivas. A iniciativa faz parte do projeto Música nas Incubadoras, que tem como objetivo levar música, entretenimento e acolhimento às famílias e cuidadores de bebês durante o mês da prematuridade.

Realizado pela cantora, multi-instrumentista e musicoterapeuta Fernanda Cabral, as sessões musicais são elaboradas “in situ”, com utilização de melodias vocais e sonoridades acústicas e percussivas. O objetivo é favorecer a recuperação dos bebês e fortalecer o vínculo emocional entre eles e seus pais, sobretudo a mãe. Fernanda também já passou pelo Hospital da Região Leste do Paranoá (HRL) e pelo Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB).

Segundo a artista, a proposta alinha-se com as principais diretrizes das maternidades brasileiras que se destacam por sua excelência e referência na atenção integral à saúde da mulher e da criança. “Muitos benefícios qualitativos advêm dessa experiência, em virtude do alto valor terapêutico que esta proposta artística promove nesse contexto de extrema vulnerabilidade. A intervenção se estende à equipe médica neonatal — médicos, enfermeiros, psicólogos, funcionários administrativos —, favorecendo um ambiente de descontração e confiança na unidade hospitalar”, conta Fernanda.

 

  • Projeto Música nas Incubadoras, que tem como objetivo levar música, entretenimento e acolhimento às famílias e cuidadores de bebês durante o mês da prematuridade Divulgação/André Amaro
  • Projeto Música nas Incubadoras, que tem como objetivo levar música, entretenimento e acolhimento às famílias e cuidadores de bebês durante o mês da prematuridade Divulgação/André Amaro
  • Projeto Música nas Incubadoras, que tem como objetivo levar música, entretenimento e acolhimento às famílias e cuidadores de bebês durante o mês da prematuridade Divulgação/André Amaro

Documentário do projeto

O projeto artístico, pioneiro, humanitário e de grande alcance social conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC-DF) e prevê, além dos microconcertos nas unidades neonatais, o lançamento de três breves documentários dirigidos por André Amaro. Cada um deles mostrará o desenvolvimento do projeto nas três unidades e serão disponibilizados na página da artista na internet.

No próximo sábado (12/11), a artista participará de uma live durante a “Virada Cultural Online”, da ONG Prematuridade.com. No evento, Fernanda apresentará o documentário sobre o projeto, com registros de sua passagem pelo Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), onde realizou os primeiros “microconcertos” destinados a bebês prematuros.

Arte, saúde e qualidade de vida

De acordo com a artista, estudos recentes sugerem que as vibrações e ritmos tranquilizantes da música e da voz, especialmente a cantada ao vivo em um hospital, podem beneficiar os bebês prematuros, aliviando o estresse e reafirmando o vínculo com seus pais. Fernanda vem pesquisando o efeito dos fenômenos sonoros e, no âmbito das incubadoras, ela acentua o valor da escuta (do campo energético do bebê prematuro) na construção de uma vibração sonoro-musical que alcance o bebê e o ajude a restabelecer suas funções vitais.

A partir das pesquisas prática e teórica realizadas nos últimos dois anos, inicialmente por meio da residência e formação em Portugal com o especialista em música para bebês e musicólogo Paulo Lameiro, e posteriormente aprofundada em dissertação de Mestrado, a artista elaborou a sua própria metodologia de trabalho, identificando os principais elementos psicocriativos que servem de base para a elaboração dos chamados micro concertos.

Serviço: Música nas Incubadoras

Datas e locais:
De 1º a 11 de novembro, microconcertos no Hospital Regional de Sobradinho (HRS), novembro.

Dia 12 de novembro às 19h: LIVE – Lançamento documentário “Música nas Incubadoras – HMIB”no site.

Entrada: Microconcertos são realizados no hospital restritamente a prematuros, acompanhantes e equipe médica. Acesso não disponível ao público.

Live – Youtube – Acesso online e gratuito para todo o público por meio do canal.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação