O Distrito Federal vai receber 17,5 mil doses de vacinas contra a covid-19 nesta semana. A informação foi obtida pelo Correio junto à Secretaria de Saúde (SES-DF). De acordo com a pasta, até o fim da tarde desta quinta-feira (17/11) devem chegar ao DF três mil doses da AstraZeneca). O lote será destinado à aplicação da segunda dose (D2), com 84,3% de cobertura vacinal (junto de dose única) no DF.
Saiba Mais
Também há a previsão de que o DF receba 14,5 mil doses da CoronaVac até o final desta semana. A SES-DF acrescenta que essa quantidade será destinada à aplicação da primeira dose (D1) em crianças de 3 a 4 anos e para a D2 de todos que iniciaram o esquema vacinal.
Nesta semana, a secretaria recebeu 5,8 mil doses da vacina Pfizer adulto e outras 5 mil da Pfizer pediátrica, destinada a crianças de 6 a 11 anos.
O que diz o Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde (MS) comunica que distribui vacinas contra a covid-19 a todos os estados de forma proporcional e igualitária. A pasta federal informa que disponibilizou um milhão de doses a todos os estados e o DF para a vacinação de crianças de 3 a 4 anos de idade.
"Uma nova remessa com o mesmo quantitativo está prevista para os próximos dias, sendo 14,5 mil doses destinadas para o Distrito Federal", diz um trecho da nota enviada à reportagem.
O MS acrescenta que, na última semana, a pasta entregou um milhão de doses de vacinas pediátricas contra a Covid-19 para a imunização de crianças de 6 meses a menores de 3 anos com comorbidades. Segundo o ministério, para o DF, foram enviadas mais de 14,5 mil doses.
Saiba Mais
Vacinação de crianças a partir de 6 meses
Na última sexta-feira (11/11), o Correio antecipou que a vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos 11 meses e 29 dias contra a covid-19 começaria na segunda-feira (14/11), no Distrito Federal. Com a chegada de 14,4 mil doses da Pfizer baby também naquele dia, a SES-DF distribuiu o imunizante em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) da capital.
A informação foi confirmada pelo diretor de vigilância epidemiológica da pasta, Fabiano dos Anjos, que pediu que a população vá se vacinar para evitar o aumento de casos e novas mutações do novo coronavírus. Naquele momento, a Secretaria de Saúde havia confirmado 14 casos da subvariante da ômicron BQ.1 no DF.
"A vacinação vai fazer com que a gente aumente a proteção coletiva da população, evitando a circulação do vírus, porque vai ter mais gente protegida e menos vulnerável a adquirir uma nova infecção", argumenta Fabiano.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.