Suspensão das atividades

Cozinheiras do Hospital de Base entraram em greve nesta quinta-feira (1º/12)

A empresa responsável pelo serviço diz que já pagou uma parcela do 13º que está em dia com o salário dos funcionários

Raissa Carvalho*
postado em 01/12/2022 17:08 / atualizado em 01/12/2022 17:12
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

Cozinheiras e copeiras que trabalham no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) suspenderam as atividades na manhã desta quinta-feira (01/12), as funcionárias declararam que o motivo da greve é o atraso nos pagamentos da 1° parcela do 13° e das férias.

A empresa Salutar responsável pelos serviços prestados, negou os atrasos e em nota comunicou que a paralisação de alguns funcionários do hospital não se deu em razão do atraso de salários, pois encontram-se em dia com o pagamento de todos os seus colaboradores. Em relação ao 13°, a empresa informou que a primeira parcela já foi paga. Disse ainda que a paralisação não tem justificativa e nem amparo legal para os funcionários deixarem de executar suas atividades. A Salutar informou que vai tomar as medidas cabíveis de advertência, como também realizar descontos em folha das horas não trabalhadas.

Já o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) informou que está em dia com o pagamento juntamente com a empresa Salutar, tendo inclusive adiantado pagamentos. A pasta esclareceu também que, como o contrato com a empresa é fiscalizado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), todas as notificações de descumprimento contratual serão encaminhadas para a empresa e para o MPDFT.

*Estagiária sob a supervisão de Márcia Machado

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação