Crime ambiental

Homem que pichou monumentos com insultos ao PT e Alckmin é identificado

Paredes de ministérios da Esplanada tinham insultos ao vice-presidente da República eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e ao PT. Suspeito foi detido outras duas vezes pelo mesmo delito

Pedro Marra
postado em 02/12/2022 13:41 / atualizado em 02/12/2022 13:41
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Um homem, de 48 anos, que fez pichações em paredes de ministérios da Esplanada com insultos ao vice-presidente da República eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e ao Partido dos Trabalhadores (PT) foi identificado. O suspeito se tornou alvo de investigação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), que apura o caso por meio da 5ª Delegacia de Polícia (Área Central).

O suspeito ainda sujou as paredes do Museu Nacional da República, os Anexos do Senado e da Câmara dos Deputados, Ministério das Relações Exteriores e a Catedral de Brasília. De acordo com a PCDF, ele chegou a ser autuado pelo crime de pichação em 14 de novembro deste ano, quando pichou as paredes do Ministério da Cidadania. A corporação acrescenta que o suspeito foi indiciado em outras ocorrências pelo mesmo crime.

Em 30 de novembro do mesmo ano ele foi conduzido pela Polícia Militar do DF (PMDF) à 5ª DP, pois foi visto em frente ao Ministério da Defesa com uma lata de spray. Na oportunidade, ele confessou a prática de todas as pichações. A corporação, no entanto, não confirmou se o homem foi preso na ocasião.

Pichar é crime ambiental

No Brasil, a pichação é considerada crime ambiental com base no artigo 65 da Lei dos Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998, que estipula pena de 3 meses a 1 ano de detenção, com multa para quem pichar ou sujar qualquer edificação e monumento urbano. Se o ato for realizado em monumento ou coisa tombada em virtude do valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena é de seis meses a um ano de detenção e multa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação