Novo governo

PF prende dois homens por ofensa a Alckmin e desacato a seguranças

A equipe de segurança do vice-presidente eleito deteve os dois homens por desacato às autoridades. Um dos suspeitos alegou ser policial federal aposentado

Tainá Andrade
postado em 24/11/2022 14:24 / atualizado em 24/11/2022 16:31
 (crédito:  EVARISTO SA/AFP)
(crédito: EVARISTO SA/AFP)

Dois homens foram detidos ao ofenderem Geraldo Alckmin (PSB) quando o vice-presidente eleito chegava ao hotel em que está hospedado, na parte central de Brasília. A dupla também dirigiu ofensas aos policiais federais que faziam a segurança pessoal da autoridade. Foi confirmado, pelos agentes, que um dos suspeitos estava armado.

Identificados pela Folha de S.Paulo como Rosemário Queiroz e Alcides Frederico Moraes Werner, os importunadores usavam camisas com os dizeres "União Patriotas do Brasil".  Eles foram detidos e depois liberados da Superintendência da PF no Distrito Federal. O episódio ocorreu por volta das 22h30 de quarta-feira (23/11).

Segundo informação da reportagem, os policiais relataram que o homem identificado como Rosemário Queiroz se dirigiu a Alckmin e o ofendeu afirmando que ele era uma "uma vergonha". Quando os agentes tentaram afastar o homem para abrir passagem ao vice eleito, Rosemário alegou ter “liberdade de expressão” para estar ali.

O importunador não recuou, voltando-se contra os agentes da Polícia Federal. Um deles foi chamado de “vagabundo por estar defendendo ladrão”. Ao controlarem Rosemário, apareceu o segundo manifestante, que estava "visivelmente armado", de acordo com os policiais. Alcides Frederico Moraes Werner interveio declarando "Polícia Federal é o c., eu que sou policial", ao alegar ser um PF aposentado. Ao mesmo tempo, questionava a atuação da equipe de segurança do vice.

Ele repetiu que os agentes defendiam “um ladrão” e acrescentou que teve fraude na eleição e, portanto, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) "não subiria a rampa" do Palácio do Planalto.

Para conter a situação, a equipe de segurança atuou fazendo "uso progressivo da força", de acordo com um dos policiais. Nenhuma arma de fogo foi usada.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação