ENTREVISTA

Para Magela, não há problemas em deixar Bolsa Família nas mãos de Simone Tebet

Em entrevista ao CB.Poder, ex-deputado federal e integrante do GT de Cidades Geraldo Magela (PT) também afirmou que os militares serão tratados com respeito pelo governo eleito

Pablo Giovanni*
postado em 05/12/2022 19:44 / atualizado em 05/12/2022 20:13
 (crédito:  Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Coordenador da campanha do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-deputado federal e integrante do GT de Cidades Geraldo Magela (PT) detalhou que, por ele, não há problemas em deixar a pasta que cuidará do Bolsa Família nas mãos da senadora Simone Tebet (MDB), apesar da ala petista estar reticente com isso — conforme noticiado pelo Blog da Denise. O petista também atesta que os militares no governo de Lula não serão um problema, e que assim como os mandatos anteriores do partido, os combatentes serão tratados com carinho. “O Lula, durante oito anos, e depois a Dilma, trataram os militares com respeito, e assim será. A recíproca será verdadeira”, disse.

Na conversa com a jornalista Denise Rothenburg ao CB. Poder — parceria do Correio com a TV Brasília —, confirmou que o grupo de transição aprovou a criação de uma secretaria, dentro do Ministério de Cidades — atual Ministério do Desenvolvimento Regional — voltado para comunidades periféricas.

“Nós pensamos que precisa ter uma política habitacional de habitações, mas precisa também ter uma secretaria que olhe para estas situações. Aqui em Brasília, nós temos o Santa Luzia, ali na Estrutural, que precisa de atenção, de melhorar as moradia, de colocar saneamento, de colocar mobilidade e essa secretaria no ministério vai olhar para estas regiões do país”, relata.

Sem fatiamento

Apesar do número significativo no número de ministérios — estimado em 35 ou 36 pastas —, Magelo crê que não haverá fatiamento de pastas para aliados no governo do petista. O ex-deputado federal reforçou que o presidente eleito, por várias vezes, reforçou que não haverá ministério de “porteira fechada”, e que o PT não defende que ministérios tenham donos. “Quem estiver na cabeça do ministério terá que ter secretarias de outros partidos. É assim que nós vamos fazer. Governo de coalizão, governo de composição tem que ser plural. E é isso que vai ser”, disse, à jornalista.

“Nós não queremos que isso exista, nem com o PT. Onde o PT estiver a cabeça (do ministério), tem de conceder para outros partidos. Como nós queremos que quando a cabeça for de outro partido, o PT possa participar. Nós não queremos e não vamos defender que ministérios tenham dono”, completou.

*Estagiário sob a supervisão de Patrick Selvatti

 

Assista o CB.Poder na íntegra

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação