Previsão do Tempo

Sábado (10/12) será de chuva e tristeza após derrota do Brasil

Um dia após a eliminação da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar, a previsão para a capital federal é de pancadas de chuvas ao longo do dia. O sol pode aparecer, por curtos períodos, ao longo do dia

Ana Maria Pol
postado em 10/12/2022 09:48
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)

Céu nublado, tempo fechado: clima que representa bem o sentimento de frustração e tristeza dos brasilienses um dia após a eliminação do Brasil na Copa do Mundo do Catar. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os torcedores devem lamentar a derrota do time canarinho sob intensa chuva neste sábado (10/12): a previsão para a capital federal é de pancadas de chuvas ao longo do dia. O sol pode aparecer, por curtos períodos, ao longo do dia.

De acordo com o meteorologista Olívio Bahia, no Plano Piloto, já choveu 134,8mm, 56% do esperado para o mês, o equivalente a 241,1mm. “A condição para chuva no DF segue boa. O calor e a umidade são propícios para isso, então os próximos sete dias devem ser de muita chuva na cidade”, reitera. Neste sábado, além da chuva, os brasilienses devem esperar temperaturas elevadas: os termômetros na capital variam de 16ºC a 27ºC, e a umidade relativa do ar pode chegar a 55% nas horas mais quentes do dia.

2022 é terceiro ano mais seco no DF desde 1963

Ainda que a capital federal tenha registrado altos volumes de chuva nos últimos dias, de acordo com o Inmet, 2022 foi o ano menos chuvoso no DF, desde 1963. O meteorologista Cleber Souza explica que o recorde aconteceu devido ao prolongado período de seca que os brasilienses viveram, entre janeiro e novembro. “Estamos sob atuação do fenômeno La Niña desde o início do ano. Com o resfriamento das águas do pacífico, ele gera estações mais chuvosas e frias, mas também favorece o inverno mais quente e seco”, diz.

De acordo com Cleber, o fenômeno deve durar até fevereiro de 2023. Por isso, ainda que os registros atuais indiquem que o ano de 2022 é o terceiro mais seco do DF, o meteorologista alerta que isso pode mudar até o final do mês, visto que novembro superou a média esperada e dezembro está trilhando o mesmo caminho. “Temos visto muitas chuvas, e a previsão é que os próximos dias se mantenham com essa climatologia. Então precisamos esperar, porque esse levantamento pode mudar”, pondera.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação